10 lagos alpinos imperdíveis na Suíça

Posted on Posted in Natureza & Montanhas

Considerada um país alpino, já que mais de 60% do seu território é constituído pelos Alpes e pelas montanhas do Jura, a Suíça também possui mais de 6 mil lagos. E alguns deles estão situados em altitudes elevadas em meio a montanhas e paisagens fantásticas, gerando a denominação de lagos alpinos ou lagos de montanha.

Geralmente tal definição é usada para lagos situados acima de 1’500 metros, mas esta classificação varia de acordo com o país.

Note que a palavra “see” significa lago em alemão, portanto todos os nomes abaixo tem esta terminação 😉

Vamos conhecer a seleção dos 10 lagos alpinos mais bonitos para visitar na Suíça?

 

1.) Oeschinensee, cantão Berna


Altitude: 1’578 metros / Endereço: Oeschinensee, 3718 Kandersteg

Foto: MySwitzerland.com

Aninhado no vale de Oeschinen, a poucos quilômetros de Kandersteg, este lago alpino está situado em meio a uma paisagem muito tranquila e isolada. Representa o cenário que a maioria das pessoas associa à Suíça: lago de cor azul turquesa rodeado por montanhas com picos de neve. A região possui várias trilhas de caminhada/hiking, então é fácil (e maravilhoso) passar horas e horas por ali. Este lago fica congelado por cerca de metade do ano, e durante este período, a pesca no gelo torna-se particularmente popular, especialmente dada a grande população de trutas.

Website: http://www.oeschinensee.ch/

2.) Seebergsee, cantão Berna


Altitude: 1’830 metros / Endereço: Seebergsee, 3770 Zweisimmen

Foto: MySwitzerland.com

O Seebergsee é um típico lago de montanha com água fria e extremamente limpa. Está situado acima de Diemtigtal, no final de um pequeno vale e no caminho para o Simmental. Esta área de conservação da natureza atrai muitos interessados em trilhas de hiking e motociclistas.

Para chegar, basta pegar um ônibus ou dirigir do Vale Diemtigtal até Zwischenflüh Post. A partir dali, uma trilha de caminhada te leva até o Lago Seeberg. 

3.) Silsersee, cantão Graubünden


Altitude: 1’800 metros

Foto: MySwitzerland.com

O lago Sils é maior lago do cantão de Grisões (em alemão, Graubünden), situado a 1’800m de altitude e famoso por ter sido frequentado pelo filósofo alemão Nietzsche.

Você pode fazer passeios de barco a partir do fim de Junho até Setembro/Outubro. Também há diversas trilhas de bike e caminhada em volta do lago. Uma das rotas de hiking mais legais é a da “Alta Engadina”: começando em St. Moritz, a caminhada passa pelos lagos de St. Moritz, Champfèr, Silvaplana e Sils, terminando em Maloja. A rota também pode ser percorrida por bicicleta, patins em linha ou motocicleta.

Website: https://www.engadin.stmoritz.ch/sommer/de/sils/

4.) Lago Derborence, cantão Valais


Altitude: 1’449 metros

Foto: MySwitzerland.com

Derborence é um lago de montanha formado por deslizamentos de terra no século 18. Fica situado em um vale que compõe uma reserva natural de beleza inigualável. Os detritos de 100 metros de altura serviram como uma represa, resultando na criação de um lago.

O vale pode ser alcançado de carro ou ônibus a partir de Conthey através de uma estrada pequena. O trajeto é uma experiência única pois a estrada acaba no vale de Ródano e atravessa a rocha em uma série de túneis e penhascos. Simplesmente incrível.

Website: http://www.derborence.ch/sommaire/english/

5.) Trübsee, cantão Nidwalden


Altitude: 1’578 metros / Endereço: Monte Titlis, Engelberg

Fonte: Titlis.ch

Localizado no Monte Titlis, na região de Engelberg (Suíça central), este é um lugar lindo para passear, fazer um piquenique no verão ou alugar um barco a remo. A partir dalo, você pode subir de teleférico (incluindo o famoso Rotair giratório) até o topo do Monte Titlis para uma vista espetacular.

Website: https://www.titlis.ch/en/activities/summer-activities/truebsee-boat-hire

6.) Lac de Taney cantão Valais


Altitude: 1’408 metros

Foto: MySwitzerland.com
O lago Taney esta situado no cantão de Valais, a 1’408 metros acima do nível do mar, podendo ser alcançado a partir de Vouvry. A água neste pequeno lago é bem clara – mas também muito fria. , portanto se você está pensando em dar um mergulho melhor que seja em um dia BEM quente 😉
O lago está rodeado pelos picos Jumelles (Grammont e Col du Taney) e a flora da região é muito rica, incluindo a rosa alpina, capim monge e violeta de montanha. A estrada que leva ao Lac de Taney está fechada para veículos particulares, portanto você pode ir de carro de Montreux via Vouvry / Miex em direção ao lago e em seguida usar  transporte público (Postbus) para chegar a Miex (trilha de caminhada final).

7.) Schwarzsee, cantão Friburgo


Altitude: 2’372 metros

Foto: Caroline Bishop

O Lago Schwarzsee (Pizol) significa literalmente “lago negro” e recebe este nome devido ao tom da água dependendo da luminosidade do dia. É um lago de alta montanha situado a uma altitude de 2’372 m sobre a Montanha Pizol que se eleva a 2’844 m. nos Alpes Glarus.

Website: http://www.pizol.com

8.) Blausee, cantão Berna


Altitude: 887 metros

Foto: MySwitzerland.com

A palavra “Blausee” signica literalmente lago azul. É um dos mais famosos da Suíça devido a cor azul clara espetacular. e está localizado próximo ao município Mitholz Kandergrund, entre Kandersteg e Frutigen. O lago faz parte de uma reserva natural que possui hotel, spa, restaurante e diversas trilhas na floresta. Um das atividades mais procuradas é o passeio de barco com fundo de vidro que faz a travessia de um lado ao outro do lago e permite ver as trutas que nadam por lá,  Você pode ir de carro, já que há estacionamento no local a apenas 200m da entrada do parque. Aberto das 9h às 17h – Valor da entrada para adultos: CHF 8.

Website: https://www.blausee.ch/en/nature-park/nature-park/

9.) Caumasee, cantão Grisões


Altitude: 997 metros

Foto: Flims.ch

O lago Cauma é um dos mais especiais da Suíça, devido a água de cor azul-turquesa inigualável e a proximidade com lindas cidadezinhas, como Flims. É muito popular, especialmente no verão, por turistas e locais que querem se refrescar no lago.  

Website: https://www.flims.com/

10.) Lago Lungern, cantão Obwalden


Altitude: 688 metros / Endereço: Lungerersee, 6078 Lungern

Foto: MySwitzerland.com

Localizado no cantão de Obwalden, na parte alemã da Suíça, este lago fica próximo a vila de Lungern e é um lago natural adaptado em reservatório. Pode ser alcançado a partir de Lucerna, passando pelo vale de Sarnen (Sarnertal). Nossa dica é alugar uma bicicleta na estação de Lungern para explorar melhor a região ao redor do lago.

 

E aí, qual o seu favorito?

 

One thought on “10 lagos alpinos imperdíveis na Suíça

  1. Já estive em alguns dos lagos citados e foi uma das paisagens mais bonitas que já experienciei!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *