10 motivos para viajar de trem na Suíça

Posted on Posted in Cidades & Entretenimento, Preparativos de Viagem

Você sabia que as ferrovias suíças ocupam o primeiro lugar no Índice Europeu de Desempenho Ferroviário? Este título vem de  2015 e coloca o país  à frente das empresas ferroviárias da Suécia, Dinamarca, França, Finlândia e Alemanha.

Além disso, a Suíça possui uma das redes ferroviárias mais densas e mais longas, o serviço mais pontual e algumas das ferrovias de montanha mais espetaculares da Europa.

No final do século XIX houve uma popularização das viagens de trem na Suíça e, consequentemente, a extensão da rede ferroviária a fim de conectar muitas vilas e cidades por mais remotas que fossem. Hoje em dia a rede ferroviária cobre cerca de 5’100 km em toda o país, sendo que a maioria das linhas (3’173 km) é operada pela Ferrovia Federal Suíça (SBB), seguida pela BLS (520 km) e por outras 38 ferrovias privadas.

Voralpen-Express / Foto: Swiss Travel System

Será que devo conhecer a Suíça de trem? Sim, e aqui vão 10 razões pelas quais você deve seguir este conselho:

1 – Paisagens alpinas em qualquer estação do ano


Ao viajar de trem você desfruta do melhor do cenário tradicional alpino da Suíça, principalmente se fizer uma das rotas cênicas.

Os trens panorâmicos mais famosos são Bernina Express, Glacier Express, Golden Pass, Gotthard Express e Voralpen Express. Estes rotas são puramente turísticas e o objetivo é mostrar os cenários mais bonitos do país e não chegar mais rápido!

Estes trens possuem janelas amplas para que você aprecie ao máximo a paisagem. E o melhor é que você pode conhecer a Suíça sem passar frio. Em qualquer estação do ano, primavera, verão, outono ou inverno, faça chuva ou faça sol, seu passeio estará garantido.

Trens panorâmicos: Caso tenha interesse em fazer uma das Rotas cênicas da Suíça, clique aqui.

Bernina Express / Foto: Swiss Travel System

2 – Pontualidade


Os trens suíços são pontuais e raramente você terá que esperar pela sua conexão. E isso também vale do outro lado: o trem nunca vai te esperar! Se está marcado 7:09, o trem vai sair exatamente as 7:09, não importa se você está na plataforma, se está acabando de fumar, conversando…o trem vai sair na hora.

Isso porque os trens suíços seguem um cronograma bastante sofisticado, partindo em intervalos regulares e estão também ligados a quase todos os outros sistemas de transporte público, reduzindo o tempo de espera ao mínimo.

Este cronograma integrado foi introduzido em 1982 e trouxe um aumento significativo de 31% na procura por trens de longa distância. Então durante o dia, pelo menos um trem por hora deixa todas as estações em pelo menos uma direção. E o sistema foi aprimorado com o princípio ‘hub’ do Rail 2000, garantindo saídas a cada hora cheia e a cada meia hora em ambas as direções

3 – Facilidade para compra de bilhetes + consulta via app


É fácil viajar de trem pela Suíça graças ao Swiss Travel Pass: um bilhete único para todas as ferrovias, ônibus e barcos em toda a Suíça. O Swiss Travel System é uma rede que abrange 26.000 km de rotas de transporte público.

Para consultar horários, plataformas e comprar bilhetes basta usar o app ou o website do SBB : www.sbb.ch

Para ter mais diversão na sua viagem e ainda saber sobre pontos turísticos incluídos na sua rota de trem, baixe o novo app chamado Swiss Travel Guide.

Veja aqui mais dicas de aplicativos para te ajudar a viajar pela Suíça

Aplicativo do Swiss Travel Guide / Foto: SBB.ch

4Túneis que quebram recordes


Mais de 350 km de vias férreas suíças passam por túneis. Inaugurado em 1882, o Túnel do Gotardo é um dos mais antigos do mundo e tinha cerca de 15 km de extensão. Desde junho de 2016, ele foi substituído pelo novo Túnel de Base do Gotthard, com 57 km de comprimento e sendo classificado como o maior túnel ferroviário do mundo.

Mas o que tem de interessante nisso? Bom o tempo de viagem do Norte ao Sul da Suíça (ou vice e versa) foi consideravelmente reduzido.

Estação de trem de Arth-Goldau

5 – Um vagão para cada tipo de viajante


No geral, os trens suíços são confortáveis, limpos, alguns vagões possuem banheiro, tomada para carregar o celular e até conexão Wifi. Mas além de tudo isso, alguns trens possuem vagões especiais.  Como por exemplo, vagões para crianças ou familiares, onde as crianças são livres para correr e brincar em um verdadeiro playground sobre rodas.

Já os workaholics podem ficar despreocupados e trabalhar nos vagões business, equipados com mesas, tomadas elétricas e acesso à internet.

Aqueles em busca de um pouco de paz e tranquilidade tomarão seus lugares no compartimento silencioso, onde os telefones celulares não são permitidos.

Vagão familiar / Foto: Swiss Travel System

6 – Serviços a bordo


Muitos trens incluem um vagão-restaurante oferecendo bebidas, lanches ou um cardápio mais completo. Outros trens (incluindo trens internacionais) também incluem vagões próprios para jantar. Os restaurantes e os bistrôs  estão abertos das 6h30 às 21h. 

Vagão restaurante / Foto: Swiss Travel System

7 – Animais de estimação são bem-vindos!


Se você pretende levar seu cachorro nas férias, na Suíça eles também podem viajar de trem, ônibus e barco! Você pode comprar um passe de 1 dia para cães que inclui viagens ilimitadas por transporte público. Cães pequenos de até 30 centímetros de altura do ombro podem viajar de graça se estiverem em um local adequado como uma cesta ou uma sacola – são considerados como bagagem de mão 🙂 Na dúvida, pergunte a um funcionário se o passe adicional é necessário.

São Bernardo, também um símbolo da Suíça


8 – Ainda mais conforto na primeira classe


Os vagões de primeira classe oferecem um nível mais alto de conforto como assentos mais espaçosos, Conexão Wifi e tomadas elétricas. Além disso, os viajantes em primeira classe se beneficiam de zonas tranquilas e área de negócios.

Foto: Swiss Travel System

9 – Sua bagagem pode ser enviada diretamente ao seu hotel


Muitas pessoas hesitam em viajar de trem devido a bagagem. Mas na Suíça você pode utilizar o serviço de bagagens: sua bagagem é entregue até o seu hotel ou até uma estação de trem na Suíça. Independentemente de qual aeroporto internacional você chegar na Suíça, ao contratar este serviço suas malas são entregues na sua porta.

Se você já estiver na Suíça e quer viajar de uma cidade a outra com mais conforto, também pode solicitar este serviço.

Saiba mais sobre o assunto e consulte os preços = https://www.mystsnet.com/en/products-services/services/luggage/

Serviço de bagagens / Foto: Swiss Travel System

10 – Passageiros com deficiências também viajam com conforto


A SBB oferece serviços especiais para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual /auditiva. A SBB disponibiliza um call center para dar informações sobre a acessibilidade de estações e trens. Também fornece recomendações sobre a seleção de trens adequados e oferece serviços de embarque e desembarque em estações maiores. Os pedidos de embarque ou desembarque devem ser feitos até uma hora antes do início da viagem e a maioria dos trens expressos oferece também um compartimento acessível para cadeira de rodas.

Muitas estações estão equipadas com sistemas de escuta assistida. Em situações de emergência, os passageiros deficientes auditivos que utilizam o transporte público podem solicitar ajuda gratuita através do “serviço SMS procom”, que também pode ser utilizado para obter informações sobre atrasos e interrupções nos serviços.

Clique aqui para sabre mais sobre o assunto.

Foto: Swiss Travel System

 

.

.

.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *