10 museus incríveis para conhecer na Suíça

Posted on Posted in Cidades & Entretenimento

Além de paisagens naturais fantásticas que incluem montanhas, lagos e vilas alpinas, o turismo na Suíça é complementado por uma seleção de renomados museus e centros culturais. Selecionamos abaixo 10 museus que consideramos imperdíveis na Suíça.

Seja para expandir seu conhecimento, aproveitar um dia de chuva, frio do inverno, ou passeios com crianças, esta lista certamente vai te ajudar 🙂

Nossa seleção começa na Basiléia, ao norte do país:

1.) Museu Jean Tinguely – Basiléia


Endereço: Paul Sacher-Anlage 1, 4058 Basel / Website:  https://www.tinguely.ch/en.html

Jean Tinguely (1925–1991) foi um dos mais inovadores e importantes artistas plásticos da Suíça do século XX. Neste museu de arte, está a exposição permanente de suas obras, incluindo uma variedade de esculturas de arte cinética bem como ilustrações, fotografias e outros documentos relacionados à vida e ao trabalho do artista. A exposição permanente permite uma visão que abrange quatro décadas da sua obra.

As exposições temporárias do museu mostram obras de amigos e contemporâneos de Tinguely, bem como outros artistas modernos.

O edifício do museu foi arquitetado pelo renomado suíço Mario Botta e inuagurado em outubro de 1996.

Fonte: MySwitzerland.com

2.) Kunstmuseum Basel e Museu de Arte Contemporânea – Basiléia


Endereço: St. Alban-Graben 16, 4010 Basel / Website: www.kunstmuseumbasel.ch

Este museu abriga a coleção pública de arte mais antiga do mundo! Depois da expansão comandada pelos arquitetos baseados em Basileia, Christ & Gantenbein, uma construção subterrânea conecta o edifício principal a outro situado logo em frente. O museu agora tem um terço a mais de área de exposição para apresentar arte de primeira classe dentro de um espaço arquitetônico impressionante.

No futuro, o edifício principal será usado para a exposição de obras datadas do século 15 a 1960. Exposições especiais ficarão nas salas espaçosas do novo edifício – e obras criadas entre os anos de 1960 e 1990 também estarão aqui. A arte contemporânea a partir de 1990 continua a ser reunida no Museu de Arte Contemporânea pela Rhein, que também pertence ao Kunstmuseum Basel.”

Veja nosso Guia completo da Basiléia – clique aqui!

Fonte: MySwitzerland.com

Ainda na parte alemã, passamos agora para Zurique onde encontram-se mais de  50 museus e 100 galerias de arte.

3.) O Museu Nacional Suíço – Zurique


Endereço: Museumstrasse 2, 8001 Zürich / Website: www.landesmuseum.ch

Conhecido em alemão como Landesmuseum, o Museu Nacional abriga a maior coleção histórica e cultural do país. Seu acervo inclui artefatos relacionados à herança cultural do país, tudo disponibilizado em um “edifício” de mais de 100 anos que lembra mais um castelo de conto de fadas.

Fonte: MySwitzerland.com

 

Dica Swiss 360º: Você sabia que o Swiss Travel Pass oferece entrada grátis em mais de 500 museus? Um bilhete que também oferece viagens ilimitadas em toda a rede de transporte público suíço (trem, ônibus, barco) além de descontos em atrações turísticas.

Quer saber tudo sobre o Swiss Travel Pass e dicas para viajar na Suíça de transporte público? Clique aqui.

 

4.) Centro de ciências Tecnorama – Winterthur


Endereço: Technoramastrasse 1, 8404 Winterthur / Website: www.technorama.ch

Diversão garantida neste centro de experimentos de ciências. Adultos e crianças vão adorar aprender sobre fenômenos físicos como eletricidade, magnetismo e percepções dos sentidos  em mais de 500 estações de experimentos espalhados por uma área de 6.500 m². Tudo é interativo e os visitantes são encorajados a provar, tocar, acionar e participar dos experimentos.

Há também diversas apresentações sobre temas diversos tais como o buraco de ozônio, efeito estufa, supracondutividade da luz e lasers.

Fonte: MySwitzerland.com

5.) Museu dos Transportes – Lucerna


Endereço: Lidostrasse 5 , 6006 Lucerna / Website: www.verkehrshaus.ch/en

Um complexo de entretenimento fantástico, longe de ser um museu regular. Dividido em 4 edifícios principais e uma arena open-air no centro, incluindo áreas dedicadas aos transportes rodoviário, ferroviário, navegação e aviação.

O complex abrange ainda um cinema, planetário e a Aventura do Chocolate, uma parte exclusiva com delícias da marca Lindt.

Veja mais detalhes na nossa resenha detalhada do museu. Clique aqui.3

6.) Centro Paul Klee – Berna


Endereço: Monument im Fruchtland 3, 3006 Berna / Website: www.zpk.org

Paul Klee é considerado um dos mais importantes artistas do século XX. Este museu abriga cerca de 4 mil pinturas do famoso pintor  (40% de sua obra) e é a maior coleção de obras deste tipo em todo o mundo.

O edifício do museu foi desenhado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, e já hchama a atenção por si só com sua estrutura em ondas.

Fonte: MySwitzerland.com

7.) Museu ao Ar Livre de Ballenberg – Brienz


Endereço: Museumsstrasse 131, 3858 Hofstetten / Website: www.ballenberg.ch/en/

O que acontece com edifícios antigos na maior parte do mundo? Eventualmente são demolidos para dar lugar a novas contruções. Bom, na Suíça a coisa funciona um pouco diferente. Aqui desde a década de 1970, os edifícios são desmontados pedra por pedra e reconstruídos no Museu ao Ar Livre de Ballenberg.

Quando inaugurou, em 1978, o museu contava com 16 edifícios tipicamente suíços. á conta com cerca de 100 edifícios habitacionais e comerciais vindos de todas as partes do país, para que os visitantes tenham uma ideia da vida cotidiana rural da Suíça.

Fonte: MySwitzerland.com

8.) Museu Internacional do Relógio – La Chaux-de-Fonds


Endereço: Rue des Musées 29, 2301 La Chaux-de-Fonds / Website: www.chaux-de-fonds.ch

Dedicado à história da cronometragem, o Musée International d’Horlogerie (MIH) abriga mais de 4’500 peças, sendo que  2.700 são relógios e cerca de 700 são relógios de parede. O aspecto técnico, artístico, social e econômico da história da relojoaria é muito bem ilustrado.

Vale a visita para aprender mais  sobre a contagem do tempo desde os tempos mais antigos até a atualidade. E ainda pode combinar o passeio com uma visita a cidade de Neuchâtel.

9.) Museu olímpico – Lausanne


Endereço: Museumsstrasse 131, 3858 Hofstetten / Website: www.ballenberg.ch/en/

O Museu Olímpico de Lausanne, abriga exposições permanentes e temporárias relacionadas ao esporte e ao movimento olímpico. Com mais de 10’000 artefatos, o museu é o maior arquivo de Jogos Olímpicos do mundo e um dos principais pontos turísticos de Lausanne atrai mais de 250’000 visitantes por ano.

Fonte: MySwitzerland.com

10.) Swissminiatur – Melide


Endereço: Swissminiatur, 6815 Melide / Website: www.swissminiatur.ch

Exatamente como o nome indica, este lugar é a representação da Suíça em miniatura! São 120 modelos de casas, castelos e monumentos ao ar livre, distribuídos por todo o parque de 14 mil metros quadrados. Tudo foi recriado autenticamente e os detalhes minuciosamente replicados. É realmente incrível ver a a perfeição das obras. Fica na cidade de Melide, pertinho de Lugano e acessível de trem, ônibus ou barco. Passeio excelente para crianças e adultos.

Dicas do que fazer em Lugano? Clique aqui!

Fonte: MySwitzerland.com

Bônus: LAC – LAC Lugano Arte e Cultura


Endereço: Piazza Bernardino Luini 6 , 6900 Lugano / Website: www.masilugano.ch

Inaugurado em 2015, o  LAC (Lugano Arte e Cultura) oferece arte aos seus visitantes ao longo de 2’500 metros quadrados e um moderno teatro e sala de concertos com espaço para 1000 convidados. O edifício foi elaborado pelo arquiteto  do Ticino, Ivano Gianola.

Fonte: MySwitzerland.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *