10 razões para visitar a Basiléia

Posted on Posted in Cidades & Entretenimento

Basel, ou Basiléia como conhecemos em português, é a terceira maior cidade da Suíça atrás de Zurique e Genebra. É também a cidade em que nasceu o astro do tênis Roger Federer e a cidade universitária mais antiga da Suíça.

É uma cidade cheia de vida, onde tradição e modernidade estão em perfeita harmonia. Pelas ruas de Basel, vemos construções históricas aliadas ao melhor da arquitetura moderna, com projetos de profissionais de renome como Herzog & de Meuron, Mario Botta, Diener & Diener e Richard Meyer.

Mas será que vale mesmo a pena visitar Basel? Nós garantimos que sim e aqui vão os motivos porque você DEVE incluir Basel no seu roteiro de viagem pela Europa:

1.)  Localização: 3 países em 1 dia 


Você gostaria de  visitar 3 países em um único dia? Pois saiba que a partir de Basel isso é possível.

Situada ao norte da Suíça, exatamente onde França – Alemanha – Suíça se encontram, a Basileia é uma excelente opção de base para conhecer vários países na mesma viagem. Inclusive você pode visitar o Dreiländereck  (em português, o “canto dos três países”) e dizer que visitou 3 países em um único dia!  O ponto de fronteira atual fica abaixo do rio Reno, mas você pode tirar fotos embaixo do monumento de 3 bandeiras.

Caso queira passear com mais tempo, as dicas de excursões a partir de Basel são muitas:  bate e volta para a Floresta Negra na Alemanha, para a região da Alsácia na França conhecida como importante produtor de vinhos ou para outras áreas da Suíça como Zurique, Schaffhausen, etc.

O aeroporto de Basel (EuroAirport Basel-Mullhouse-Freiburg) recebe mais de 7 milhões de passageiros por ano e oferece voos low-cost para diversos destinos europeus.

2.)    Cruzeiro no Rio Reno


O Rio Reno é o mais longo do continente europeu e, veja só, passa pelo centro de Basel! Além de dar todo um charme especial à cidade e ser usado como importante meio de transporte de cargas, o interessante são os cruzeiros panorâmicos fluviais que você pode fazer. Existem diversas opções, com rotas que seguem para Estrasburgo na França, Bruges na Bélgica ou até mesmo para Amsterdã na Holanda.

Veja mais dicas de cruzeiro fluvial na Europa =www.vikingrivercruises.com

No verão, os locais aproveitam para se refrescar e nadar no rio Reno.

3.)    Maior carnaval da Suíça


Apesar de não se parecer em nada com a versão brasileira, o Carnaval de Basel é uma das celebrações mais importante para os locais. A festa começa às 4h da manhã na segunda-feira, após a quarta-feira de cinzas, quando uma procissão colorida e brilhante invade as ruas da cidade.

4.)    Centro histórico


Caminhar pelo centro histórico de Basel é sensacional; repleto de pequenas boutiques, lojas de antiguidades e lojas de designers modernos. Destaque para a praça Marktplatz onde fica o prédio da prefeitura mais lindo, em tom vermelho vivo e ricamente decorado. Outro ponto imperdível é a catedral gótica românica, na Münsterplatz.

Dica Swiss 360º: Transporte gratuito dentro de Basel? Sim! O Mobility Card (que será renomeado para Basel Card em 2018), oferece gratuidade nos transportes públicos na cidade de Basileia e seus arredores gratuitamente (zonas 10, 11, 13 e 15, incluindo EuroAirport) durante a duração da estadia (no máximo 30 dias). Basta pedir o seu na recepção do hotel, no momento do check-in. Veja mais aqui: www.basel.com

 

5.)    Zoológico mais antigo da Suíça


Aberto em 1874, o zoológico de Basel é carinhosamente chamado de "Zolli" pelos locais. Ali estão diversas espécies de animais exóticos e vale a pena visitar tanto no inverno quanto no verão. Aberto a partir das 8h e fecha entre 17h30 e 18h30, dependendo da época do ano (consulte o website abaixo).

Endereço: Binningerstrasse 40, 4054 Basel

Website: www.zoobasel.ch 

6.)    Capital cultural


Com mais de 40 museus, Basel é nada menos que a cidade com a maior densidade de museus da Suíça! Destaque para o Museu de Arte (Basel Art Museum), o museu dedicado ao escultor de ferro Jean Tinguely, a Fundação Beyeler e o Museu das Culturas.

7.)    Basler Läckerli


Läckeri é um biscoitinho típico da cidade de Basel, cuja criação data da Idade Média. É uma variação do Lebkuchen alemão, parecido com um bolo de gengibre e especiarias. Pouco a pouco, o Basler Läckerli evoluiu e tornou-se a especialidade de Basileia. A receita original do Läckerli Huus usa ingredientes como mel, avelãs e amêndoas, laranja confitada, casca de limão e as melhores especiarias.

Os biscoitinhos Läckeri estão disponíveis em supermercados e lojas espalhadas por toda a Suíça, mas em Basel você pode visitar a "Läckerli Huus" (em português, Casa Läckerli) para experimentar muito mais.

Läckerli Huus
Endereço: Greifengasse 2, 4051 Basel
T. :+41 (0)61 681 33 05
Website: www.laeckerli-huus.ch

Foto: Läckerli Huss

8.)    Gastronomia


Basel conta com excelentes restaurantes e bares. Nossos favoritos são:

Kaserne: www.kaserne-basel.ch

Acqua Basileia: www.acquabasilea.ch

Les Quatre Saisons: www.balehotels.ch

ONO: www.ono-lifestyle.ch

Bar Rouge: www.barrouge.ch

Cafe des Arts: www.rhyschaenzli.ch

Papa Joes: www.papajoes.ch

Consum Basel: www.consumbasel.ch

Foto: Bar Rouge

9.)    Augusta Raurica


Nas proximidades de Basileia, está uma cidade romana chamada Augusta Raurica. Incrivelmente bem preservada, o local é perfeito para uma excursão em família. Exibindo inúmeras descobertas, como tesouro de prata, restos arquitetônicos da cidade,  teatro antigo e o museu ainda oferece excelentes descobertas sobre a vida das pessoas que viveram ali em torno do nascimento de Cristo.
 
No entanto, Augusta Raurica é muito mais do que apenas um destino turístico. Você pode descobrir mais sobre projetos de pesquisa, escavações e conservação. 
 
Todos os anos em Agosto acontece o Römerfest, o maior festival romano da Suíça. Veja mais: www.roemerfest.ch

Address: Giebenacherstrasse 17 , 4302 Augst

Website: www.augustaraurica.ch

Foto: Augusta Raurica

10.) Natal ao ano inteiro


A cereja do bolo vai para a loja incrível do Sr. Johann Wanner. Situada no coração da Cidade Velha de Basileia, a loja é referência mundial em decoração de Natal. Os mais belos enfeites e artigos natalinos, disponíveis o ano inteiro, você encontra nesta loja, que é sucesso a mais de 40 anos.

Endereço: Spalenberg 14, 4051 Basel

Website: www.johannwanner.ch

Precisa de guia turístico na Basiléia? O Turismo de Basel oferece muitas opções de tour guiado pela cidade! Veja mais aqui= www.basel.com

Dica Swiss 360º: Acomodacao em Basel? Confira nosso post do Hotel Hyperion na Basiléia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *