A janela pros alpes: trem Glacier Express

Posted on Posted in Cidades & Entretenimento, Preparativos de Viagem

No geral, apreciar a beleza de uma paisagem alpina com muita neve, montanhas e em altitudes extremas é realmente encantador. O difícil é aguentar o frio…

Pra você que gosta de uma bela paisagem mas não curte muito passar frio, esse passeio é super indicado. Curta as mais belas paisagens viajando de trem pelos alpes Suíços, no conforto de um vagão climatizado, passando por vilas alpinas de renome em uma viagem inesquecível.

 

A rota do Glacier Express:

O trajeto oficial vai de St. Moritz até Zermatt (ou vice-versa), passando pelos cantões de Graubünden, Uri e Valais, percorrendo 291Km no total em uma viagem de 8 horas de duração. Obviamente não é a maneira mais rápida de se viajar, mas com certeza uma experiência única, relaxante e com visual incrível.

Foto: Glacier Express site oficial

O Glacier Express pode ser desfrutado nas duas direções e há possibilidade de percorrer somente parte do caminho, embarcando por exemplo no meio da jornada. Os valores dos bilhetes obviamente dependem do trajeto, se percorrido parcialmente o preço da passagem sai mais barato que no percurso total. Confira aqui a lista oficial de VALORES.

Fizemos o trajeto de ida e volta, de Chur até Zermatt, na primeira classe incluindo almoço com bebidas, entrada, prato principal e sobremesa. Infelizmente não percorremos o trecho de St. Moritz até Chur, onde ficam os viadutos e túneis em espiral super famosos.

Zermatt

Pontos de destaque do Glacier Express:

 St. Moritz, o resort de ski mais elegante de toda a Suíça, com seu glamour inconfundível.

O resort de ski número 1 do mundo em Zermatt, com vista privilegiada do Matterhorn, uma das montanhas mais famosas do mundo.

A vila alpina de Andermatt, que é cada vez mais promissora com recentes investimentos em hotelaria.

Andermatt

Linha Albula/Bernina, patrimônio da Unesco com os viadutos e túneis em espiral Solis e Landwasser.

A garganta do rio Reno com o “Grande Canyon da Suíça” Ruinaulta.

As vilas de Chur e Brig, que possuem conexão facilitada com outras linhas de trem saindo de cidades como Zurique, Berna ou Genebra.

O passo de montanha de Oberalp, ponto mais alto do trajeto a mais de 2 mil metros de altitude com o glacial Rhône.

 

Aqui você encontra mais detalhes sobre a ROTA.

Dentro do trem:

O trem possui uma configuração especial priorizando o convívio por meio da disposição dos assentos, que simulam uma sala de estar com uma mesa ao centro e assentos virados de frente pra mesa. Os bancos são confortáveis e bem acolchoados, com braço móvel mas sem ajuste de posição – não reclinável. Há bagageiro para acomodar malas maiores próximo das portas do trem, assim como cabideiro para casacos, sendo que mochilas e bolsas menores cabem embaixo dos bancos.

 

O Glacier Express oferece restaurante a bordo com opção de lanches, bebidas e refeições completas, incluindo um menu de 3 pratos. Confira aqui o MENU. Obviamente há também banheiro a bordo, com conforto e amenidades superiores a um banheiro de um avião. Como não poderia faltar, há um carrinho de souvenirs com lembranças típicas, como bonés, ímãs, canivetes e outros.

O destaque dos trens panorâmicos como o Glacier Express (assim como o Bernina Express e o Golden Pass) em relação a outros trens comuns é o tamanho das janelas. Os vagões panorâmicos são quase que completamente envidraçado nas laterais e com janelas adicionais anguladas que cobrem parcialmente o teto. Assim, o trem possibilita uma vista privilegiada das montanhas ao entorno, independente do ângulo em relação ao assento do passageiro.

 

Por se tratar de um trem panorâmico, não há cortinas ou persianas. Portanto, esteja preparado para enfrentar o sol por várias horas. A prioridade pela vista panorâmica também eliminou os bagageiros ‘prateleira’ acima dos passageiros, bem como os ganchos de pendurar casacos na lateral dos assentos.

O Glacier Express conta com 3 classes distintas: segunda, primeira e ‘Excellence’ para os amantes do luxo. Somente a mais cara oferece Wifi, sendo que o 4G não pega em todo o trajeto. Todas as classes contam com um guia de áudio em Alemão, Inglês, Francês, Italiano, Chinês e Japonês e ainda 2 canais de áudio musical.

Excellence Class

O que levar na mochila:

Consumo: água, suco, sanduíche, snacks, chiclete, chocolate. De qualquer forma, o trem oferece uma variedade de itens razoável no cardápio.

Música: Há um canal de áudio no trem, mas como gosto é pessoal você pode baixar algo de sua preferência e levar seu fone de ouvido, possivelmente um com cancelamento de ruídos.

Contra o sol: um bom protetor solar, óculos de sol, boné ou chapéu. Lembre-se que as janelas são enormes e não tem como fugir do sol.

Contra acidentes: uma muda de roupa ajuda no caso de derramar alguma coisa. Algumas curvas fechadas ou ladeiras mais acentuadas podem fazer uma taça de vinho escorregar da mesa.

Imprescindível: câmera fotográfica – pode ser a do celular. Uma bateria reserva (power bank) é recomendável, pois não há tomadas nos assentos. Um casaco, mesmo que no auge do verão – altitudes superiores a 1500 metros podem apresentar temperaturas inesperadamente baixas.

Como comprar:

Por meio do site oficial do Glacier Express é possível comprar o bilhete, fazer a reserva do assento (obrigatório), imprimir o ticket em casa e garantir a sua viagem.

Os valores obviamente variam dependendo da classe, época do ano, trajeto e disponibilidade, bem como de promoções. Por exemplo, uma passagem de Chur a St. Moritz em segunda classe sai na em torno de 42CHF, mais 13CHF da reserva obrigatória do assento. O trajeto completo de Zermatt a St. Moritz na primeira classe sai por um total de 268CHF. Valores indicativos coletados em Fev/2019 sujeitos a alteração, confira a tabela de preços atualizada no site oficial.

Os bilhetes genéricos (como EuroPass, dentre outros) válidos para viagens ilimitadas em trens comuns não cobrem completamente viagens nos trens panorâmicos como o Glacier Express.

Já o Swiss Travel Pass cobre a viagem no Glacier Express, mas é necessário fazer a reserva do assento antecipadamente e pagar a respectiva taxa. Saiba mais aqui :  Swiss Travel Pass

Informe-se a respeito das condições específicas para cada tipo de tarifa suplementar:

E-Mails:  info@glacierexpress.ch  ou  railcenter@mgbahn.ch  /  Telefone:  +41 (0)848 642 442

Marque suas fotos com a hashtag #WindowToTheAlps

.

.

.

.

 

.

Nota:O Swiss 360º ganhou 2 tickets como cortesia. Como sempre, nossa avaliação e comentários são baseados na nossa experiência e opinião independente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *