Calendários do advento: tudo que você precisa saber sobre esta tradição do Natal

Posted on Posted in Cotidiano & Tradições

Popular em muitos países, o calendário do advento já é sucesso desde longa data. Uma forma muito divertida de fazer a contagem regressiva até a véspera do Natal, o calendário do advento começa sempre em 1º de Dezembro e vai até o dia 24 de Dezembro.

A cada dia, uma janela ou portinha do calendário é aberta revelando dentro uma pequena surpresa. Abaixo o calendário da Lindt:

Foto: lindt.ch

História do calendário do advento


Diz-se que a tradição existe desde o século XIX vinda dos alemães luteranos. Nesta época, algumas famílias decoravam as paredes de casa com 24 imagens ou desenhos natalinos ou simplesmente desenhavam 24 linhas com giz na parede e as crianças apagavam uma linha a cada dia.

Então, em 1902, o primeiro calendário do advento impresso entrou no mercado com a forma de um relógio de Natal.

Avançando no tempo até meados de 1920, os primeiros calendários com portinhas que podiam ser abertas entraram em circulação. E na década de 1950, começaram a aparecer as versões que continham biscoitos, chocolate e outras doces dentro.

Ao longo do tempo, pequenos brinquedos também foram incluídos nos calendários do Advento.

Foto: Pinterest.com

Calendários nos dias de hoje…


Os mais populares são mesmo os calendários com chocolate. Mas muitas outras marcas aproveitam a onda e criam suas versões com os mais diversos produtos dentro: cosméticos, vouchers e até cerveja e whiskey.

Foto: mystore.ch

Em muitas vilas e cidadezinhas suíças é comum fazerem o calendário do advento nas janelas das casas. Funciona assim: 24 residentes decoram uma de suas janelas com luzes, imagens e coisas natalinas e a cada dia  uma das janelas é “acendida” e revelada aos demais moradores. É uma forma muito interessante de unir a comunidade.

Já no exemplo abaixo todas as janelas decoradas estão no mesmo prédio:

Foto: www.thevagabondbaker.wordpress.com

Coroa do advento


Junto com a tradição do calendário, os suíços também costumam fazer a coroa ou guirlanda do advento. Esta coroa, geralmente feita em formato circular, é coberta com ramos verdese coberta com 4 velas,  para ser acesa uma a cada domingo no Advento.

Foto: flower-delivery-germany.com

Dica Swiss 360º:  DIY – Faça o seu próprio calendário do advento

Uma boa maneira de entreter as crianças (e por que não, adultos) é fazer um calendário manualmente. É também uma forma das mamães oferecerem algo um pouco mais saudável que chocolate todo dia para os filhos.

Existem diversas ideias espalhadas pela internet e o legal é abusar da sua criatividade para dar um toque pessoa. Você pode, por exemplo, usar saquinhos de tecido e pregá-los em um varal, ou montar uma árvore rústica com pedaços de madeira e anexar os presentinhos, sempre com os números de 1 a 24 em cada pacotinho.

Foto: countryliving.com

Mas o que colocar dentro do calendário do advento? Ideias não faltam: brinquedinhos, figurinhas, bonecos, livros, mensagens, vouchers de atividades… O interessante é o ritual de abrir  um presentinho a cada dia, de preferência, em família.

Foto: countryliving.com

Outra possibilidade low-cost é separar um enfeite para ser colocado a cada dia na árvore de Natal. Assim a árvore é decorada aos poucos, aumentando a expectativa do resultado final.

Foto: countryliving.com

O site a seguir (em inglês) possui muitas boas ideias de presentes para colocar dentro do calendário: mumsgrapevine.com.au

.

.

.

One thought on “Calendários do advento: tudo que você precisa saber sobre esta tradição do Natal

  1. ótimo estava procurando calendario da Conpania Aérea Swiss que todo ano saia. Pena que acabou, mas poderia repeti -los. 👏👏❤
    Adorei essa nova maneira de vocês muito bom.Feliz Natal.🎄🎁☄☄

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *