Cataratas do Reno, dicas para conhecer a maior cachoeira da Europa

Posted on Posted in Natureza & Montanhas

Os números são tão impressionantes quanto a vista deste maravilhoso lugar! Esta cachoeira é considerada a maior da Europa em volume de água, são nada menos que 373 metros cúbicos de água por segundo.

O passeio é muito divertido, agradando crianças e adultos. Você pode fazer este passeio em meio dia ou um dia inteiro, caso queira curtir com mais calma.

E o melhor é que você não precisa pagar uma fortuna para conhecer as cataratas! Portanto se você procura uma opção de passeio gratuito ou barato na Suíça, continue lendo este artigo.

O nome em alemão é Rheinfall e o site oficial é http://www.rheinfall.ch/en/

Onde ficam as Cataratas do Reno?


Endereço: Rheinfallquai, 8212 Neuhausen am Rheinfal

As cataratas estão localizadas no norte da Suíça, na fronteira entre os cantões de Schaffhausen e Zurique,  e ao lado da cidade de Schaffhausen.

É uma boa dica de passeio bate e volta a partir de Zurique.

Para quem vai de transporte público, a forma mais fácil de chegar até as cataratas é pegar um trem de Zurique a Neuhausen Rheinfall (trem S9 – 50min) e dali caminhar 10 minutos até as cataratas. Outra opção é ir de Zurique até Schaffhausen e depois pegar um ônibus (número 1). Para mais detalhes, consulte o site oficial dos transportes da Suíça: www.sbb.ch/en

Para quem vai de carro, o trajeto leva cerca de 1h a partir de Zurique (47 km) e  há estacionamento no local.

Note que há duas entradas para ver as cataratas:

A entrada norte: 

  • Endereço: Northern banks with Schlössli Wörth, Neuhausen am Rheinfall/Schaffhausen
  • Horário de abertura: 24h por dia, 365 dias por ano
  • Entrada grátis

E a entrada sul (próxima ao castelo Laufen):

Foto: Rheinfall.ch

O que fazer e o que visitar?


As Cataratas: São 150 metros de largura e 23 metros de altura. Mas como mencionamos anteriormente, o grande destaque é o volume intenso de água! Nos meses de inverno, o fluxo médio é de 250 m3/s, enquanto que no verão o fluxo médio é de 600 m3/s.

As quedas do Reno foram formadas entre 14 a 17 mil anos atrás, durante a última era do gelo. Devido a mudanças tectônicas, o rio Reno foi forçado a entrar em um novo leito e as cataratas surgiram no ponto de transição onde o cal duro transformou-se em cascalho macio.

Bem ao meio de tudo isso, está uma pedra que, surpreendentemente, resistiu os elementos por mil anos. O Rheinfallfelsen, esta grande rocha, é o restante do penhasco de pedra calcária original. Ao longo dos anos, a pedra foi pouco corroída, devido ao pouco sedimento que desceu o rio Reno do Lago de Constança.

Esta rocha pode ser alcançada em um passeio de barco pelas Cataratas do Reno, no qual podemos apreciar este espetáculo natural de perto.

Praticamente no meio da cachoeira, os visitantes ficam em plataformas que se destacam e voam parcialmente sobre o Reno.

Fonte: MySwitzerland.com

Passeios de barco: Sem dúvida, uma experiência única! Há diversas opções de trajetos, variando as rotas e o tempo de duração. Os castelos de Wörth e Laufen também podem ser alcançados de barco.

Os preços variam de CHF 6 a CHF 25 para adultos. Veja mais detalhes, clicando aqui.

Foto: Rheinfall.ch

Castelo Laufen: Bem na entrada das cataratas, está este castelo fenomenal cujo primeiro registro data de 858 d.C. Desde 2010, o complexo do castelo conta com um centro de visitantes mais moderno, um parque para crianças e uma exposição interativa sobre as Cataratas do Reno. A partir do castelo, você segue uma trilha de acesso às magníficas quedas do Reno. Há uma taxa de CHF 5 por pessoa.

Gastronomia: Você pode escolher entre fazer um piquenique ou degustar uma refeição com vista mais do que privilegiada das cataratas em uma das opções abaixo:

Restaurant Schlössli Wörth
Rheinfallquai
8212 Neuhausen

Restaurant Park am Rheinfall
Rheinfallquai 5
8212 Neuhausen

Schloss Laufen am Rheinfall
Greuter
8447 Dachsen

Foto: Rheinfall.ch

Dica Swiss 360º: O passeio pode continuar até a charmosa vilazinha de Stein am Rhein, que está localizada a apenas 20 minutos de carro das cataratas.

Entre os destaques de Stein am Rhein estão o centro histórico (foto abaixo), o Mosteiro de St. Georgen, um dos mosteiros medievais mais bem preservados e o castelo de Hohenklingen, construído acima da cidade em 1225. O endereço do castelo é: Hohenklingenstrasse 1, 8260 Stein am Rhein.

 

One thought on “Cataratas do Reno, dicas para conhecer a maior cachoeira da Europa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *