Como comprar a mala de viagem perfeita? Dicas de marcas, materiais e muito mais

Posted on Posted in Compras, Preparativos de Viagem, Presentes da Suíça

Comprar uma mala de viagem pode ser uma aventura atividade difícil diante de tantas opções de marcas, materiais e formatos. Mas lembre-se: beleza nao é tudo 😉

O Swiss 360º já enfrentou esses desafios algumas vezes e por isso viemos compartilhar detalhes dessas experiências para ajudar na sua decisão.

Materiais:


Um dos maiores influenciadores de qualidade e consequentemente preço, geralmente ignorados pela maioria dos viajantes. Uma mala pode ser de estrutura rígida ou flexível:

Rígidos:

Policarbonato: esse material é muito resistente a impactos, praticamente inquebrável. Oferece propriedades de flexibilidade e resistência incomparáveis. Em termos técnicos, é um polímero termoplástico moldado. Utilizado em armações de óculos, vidros a prova de bala etc.

Polipropileno: material também resistente, um pouco menos flexível que o policarbonato, com custo de produção mais barato, mas mais caro que o ABS. É um dos preferidos do público por ser o mais leve de todos.

ABS: absorção de impacto e resistência menor que o policarbonato e o polipropileno, mas ainda assim muito popular pelo baixo custo de produção. Utilizado preferencialmente em conjunto com outros materiais de reforço, como policarbonato.

PVC: o mais barato de todos, mas também o menos resistente a impactos. Presente nas malas mais baratas, resolve o ‘problema’ sem comprometer o seu bolso.

Alumínio: o mais caro de todos e um dos mais resistentes no que se refere a proteger os itens internos. Por ser muito durável, com o tempo pode apresentar sinais de desgaste como amassados e raspados, que influenciam na aparência.

Flexíveis:

Nylon: o mais comum dos materiais, durável e resistente por ser uma fibra sintética. Note que a trama das fibras influencia na absorção de sujeira, quanto mais fechada a trama mais fácil de limpar. As cores são limitadas devido ao material.

Couro: um dos mais tradicionais, mais caro que o nylon por ser um produto natural é também mais pesado. Material recomendado para itens menores, e de uso pessoal. Requer cuidados de manutenção para manter a aparência e aumentar a durabilidade.

Observação: Algumas malas possuem uma combinacao estrutural rígida e um e revestimento externo diferente, por exemplo um esqueleto de policarbonato revestido em nylon.

Marcas:


As marcas oferecem uma diversidade de atributos aos compradores: qualidade e tecnologia de construção, funcionalidades e design, além de prestígio. Tudo isso vai influenciar o preço, mas nem sempre a mala mais cara entrega os melhores atributos e materiais. Seguem abaixo algumas opções de malas com prestígio internacional:

Rimowa: Tradicional fabricante de malas de alumínio, com durabilidade excelente. Uma das marcas européias líderes de mercado desde 1937 baseada em Colônia (Alemanha), possui ainda modelos de policarbonato.

Foto: Rimowa Topas Cabin (alumínio)

Samsonite: Uma das marcas mais famosas e prestigiadas mundialmente. Possui uma linha de produtos com muitos materiais e designs diferenciados. Essa da foto tem compartimento frontal para Laptop.

Foto: Samsonite Prodigy Spinner

Victorinox: Marca Suiça reconhecida pela qualidade de seus canivetes, oferece linha completa de mochilas e bagagens tradicionais. Controladora da marca Wenger, fica localizada no coração da Suiça na vila de Ibach, desde 1884.

Foto: Victorinox Lexicon Hardside

Pack Easy: Marca Suiça fabricante de malas desde 1961, baseada em Lucerna. Conhecida desde 2011 como Swiss Travel Solutions.

Foto: Pack Easy Goya

American Tourister: Desde 1933, fabrica malas de viagem com uma diversa linha de produtos.

Foto: American Tourister Tribus

Delsey: Marca Francesa inaugurada em 1946, oferece uma linha vasta de malas com muitas cores e estilos.

Foto: Delsey Chatelet

Tumi: Marca famosa por seus produtos revestidos em nylon balístico, desde 1975.

O importante:


As malas de viagem contam com algumas características que as diferenciam. Seguem algumas dicas para ajudar a escolher, principalmente para malas de bordo, que têm tamanho e peso limitado:

Peso: Contando que a mala de mao pode ter peso de até 7Kg em algumas companhias aéreas, o peso da mala vazia influencia muito no que vai dar pra levar dentro.

Espaço interno: Nas malas mais arredondadas há perda de espaço nos cantos. Prefira os formatos mais retangulares para maximizar a utilização, mas sem quinas muito pontudas pra evitar quebra.

Tamanho: observe rodas, alcas (de preferência retráteis) e os mecanismos telescópicos para que junto com a caixa da mala maximizem o espaco utilizável. A altura da mala em relacao ao chao é importante.

Rodinhas: As malas com rodízio 360º (4 rodinhas giratórias) facilitam o transporte. Prefira as de 8 rodas (duplas) para mais estabilidade e rolagem mais macia. As malas de apenas 2 rodas (sem rolagem 360) maximizam o espaco interno.

Exterior rígido: Malas com o exterior rígido e liso oferecem menor resistência a deformação. Prefira as que possuem vincos e relevos na construcao para maior resistência.

Reforço: Observe se há material de reforço nos cantos da mala, pois é onde geralmente ocorre dano por impacto.

Extensor: Comodidade que facilita a vida de quem volta com a mala mais cheia. Bom na hora de fechar a mala, mas quando aberto desestrutura a mala e dificulta o transporte com rodas 360. Adiciona peso, portanto caso nunca utilize, prefira sem. Caso sempre utilize, considere uma mala maior.

Utilização: Considere o que vai levar na viagem e como e quando vai utilizar. Nao adianta uma mala de rodinhas para andar a pé em ruas de paralelepípedo, ou uma mala super cara para uma viagem a um pais extremamente pobre.

Conveniência: Facilite sua passagem na revista do aeroporto. Prefira malas que tenham compartimentos menores e separados, para colocar laptop e líquidos (que devem ser retirados da mala pra passar no raio X), isoladamente das roupas e outros objetos no compartimento principal.

Garantia: Algumas malas oferecem até 10 anos de garantia. Verifique as condições de garantia, o que está coberto e qual a documentação necessária.

Tamanho e peso:


O site Gate8 informa os tamanhos e pesos permitidos de malas de bordo para mais de 150 companhias aéreas. As dimensoes atuais mais comuns para bagagem de mão (incluindo rodas e manoplas) variam em torno de 55x40x23cm, mas isso nao é um padrao.

Imagem: Swiss.com

Existem discussoes na IATA (International Air Transport Association) para no futuro reduzir e padronizar a bagagem de mão para 55x35x20cm, mas ainda nada oficial. A ideia desse projeto é criar um selo mundial ‘Carry-on OK’. 

Acessórios de proteção e segurança:

Cadeado TSA: Se a sua mala for de zíper, vale a pena colocar um cadeado – note que existem malas que já contam com o sistema de trava acoplado. Existem cadeados especiais de viagem que permitem abertura pela polícia sem ter que arrombar (identificados como ‘TSA’, esse símbolo em vermelho). Os cadeados mais interessantes contam com um indicador para saber se foi aberto pela chave da polícia.

Foto: Pack Easy Combination Lock

Vale a pena prender os zíperes e o cadeado a uma parte fixa da mala, impedindo a sua movimentação e consequente violação – há um truque para abrir zíperes com uma caneta – veja aqui o vídeo. Existem opções de cadeados com chave ou código. Dica: caso nao tenha um cadeado para seu zíper, solicite um lacre de plástico no momento do check in, ajudando a identificar se a mala foi aberta.

Cinta de seguranca: Mesmo princípio do cadeado, dificultam o acesso aos seus pertences, bloqueando a abertura da mala. Existem opções de chave ou código. Complemento perfeito para as malas de abertura por travamento de pressão (também pode ser usada com malas de zíper), pois garantem que a mala vai permanecer fechada mesmo que as travas se abram acidentalmente.

Etiquetas de bagagem: Observe se sua mala tem o seu nome e o seu endereco atualizado, bem como telefone de contato e email. Em caso de extravio, fica mais fácil para as companhias aéreas e aeroportos entrarem em contato e devolverem a mala. Dica: caso nao tenha um ‘luggage tag‘, solicite um simples de papel no momento do check in.

Foto: SWISSGEAR Luggage Tag

Capa de proteção: Capas a prova d’água e que minimizam sujeira e riscos podem ser aliadas interessantes para proteger e alongar a vida útil da sua mala. Fica mais fácil se a capa for da mesma marca da mala.

Monitoramento: Existem dispositivos de segurança que permitem a localização remota de seus pertences. A utilização é simples, basta carregar a bateria e colocar o dispositivo dentro da mala. O monitoramento se dá por meio de aplicativo no celular. Marcas como Trackdot, Lugloc ou ainda o CheckSmart da Victorinox fazem o serviço.

Novas Tecnologias


Ultimamente, os lançamentos de malas de viagem incorporam diversos recursos tecnológicos eletrônicos, como GPS integrado, travamento elétrico, bateria extra e até motor para movimentação das rodinhas. Ainda que essas inovações sejam interessantes e atrativas, sugerimos avaliação prudente da real necessidade de incorporar itens elétricos e baterias de lítio em uma mala, pois além de aumentarem o peso de sua mala, oferecem risco de incêndio.

As baterias de lítio são perigosas e podem explodir ou pegar fogo em caso de danos aos componentes internos, provocados geralmente por impactos. Caso isso aconteca, nao tem como apagar o fogo e a mala vai queimar inteira, assim como o que estiver em volta. Por isso as baterias ‘power bank’ e computadores nao podem ser despachadas no bagageiro do avião. As malas com baterias nao removíveis foram proibidas pelas companhias aéreas, fazendo empresas como a Bluesmart fecharem as portas.

Foto: Bluesmart – modelo descontinuado

Há na internet relatos de pessoas que passaram com essas ‘malas do futuro’ pela verificação padrao de segurança dos aeroportos e que sofreram questionamentos, pois os componentes eletrônicos e fios embutidos podem ser confundidos com bombas etc. Considere ainda que eletrônicos e água não combinam e que sua mala high tech pode ser danificada ao pegar uma chuva.

=========================================================================

Esperamos que esse post te ajude a comprar uma boa mala. E Boa viagem!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *