Como passar 1 fim de semana perfeito em Lugano, na Suíça italiana

Posted on Posted in Cidades & Entretenimento

O termo “La dolce vita” não poderia ser mais apropriado do que em Lugano, a maior cidade do cantão italiano Ticino. Como está situada em uma baía do Lago Lugano, a cidade oferece ares mediterrâneos e é muito procurada como destino de férias, tanto por turistas estrangerios como pelos próprios suíços.

Mas engana-se quem pensa que Lugano é uma vilazinha pequena. A cidade é nada menos que o terceiro mais importante centro financeiro, bancário, de negócios e conferências de toda a Suíça. Ali encontramos vantagens de cidade grande combinadas com charme de cidade pequena.

O que fazer em Lugano?


A melhor maneira de explorar Lugano é a pé, caminhando sem pressa e desfrutando a beleza da região. O centro histórico ostenta edifícios em estilo lombardo italianizado e fica ainda mais charmoso devido ao fato de ser fechado ao trânsito de automóveis – apenas para pedestres.

Parco Ciani, Lugano

Principais pontos turísticos de Lugano


Nenhuma passagem por Lugano pode deixar de incluir o Parco Civico Ciani,  o pulmão natural da cidade em uma área de 63 mil metros quadrados. Um lugar tranquilo para relaxar, caminhar e esquecer dos problemas.

No centro histórico, caminhe pela rua de compras Via Nassa e vá até o LAC Museu de Arte e Cultura. Bem ao lago está a Igreja de Santa Maria degli Angioli, antigo mosteiro construído por volta de 1’500 e dentro estão belíssimos afrescos da época do Renascimento.

LAC Lugano Arte e Cultura

A Catedral de São Lourenço também vale a visita para ver as fachadas em estilo renascentista da Lombardia e os afrescos e  artefatos barrocos em seu interior. E claro, uma bela caminhada a beira do lago ou mesmo um cruzeiro. São diversas rotas disponíveis, com horários que variam dependendo da estação do ano (inverno ou verão). Algumas ideias são Lugano-Gandria, Lugano-Melide-Morcote, Lugano-Monte Generoso.

Para consultar rotas e horários, acesse: www.lakelugano.ch

O point para comer e beber é a Piazza Riforma, com diversos restaurantes, bares e cafés espalhados. É ali também que está o escritório de turismo de Lugano.

Piazza Riforma, Lugano

Mas os locais recorrem aos estabelecimentos da Família Gabbani, a mais tradicional de Lugano.

Esta dica imperdível foi dada pela querida Patrícia, guia oficial do Escritório de Turismo de  Lugano, durante um tour de 2h que fizemos com ela. E o mais legal é que eles oferecem tours a pé gratuitos ou alguns com um valor simbólico de 10 CHF. Os tours são temáticos, focados em gastronomia, arquitetura, cultura, e muito mais.  Para conhecer bem a região, recomendamos que você faça um desses tours. Saiba mais no site oficial de truismo: www.luganoregion.com

Família Gabbani, tradicional em Lugano

Dica Swiss 360º:  Para a melhor vista panorâmica da cidade, vá ao Hotel THE VIEW*****. Você pode curtir um drink no terraço, um jantar romântico ou até mesmo curtir o spa por 1 dia. E se puder, não pense 2x e fique hospedado lá.

Endereço: Via Guidino 29, 6900 Lugano Paradiso / Website: www.theviewlugano.com

Lugano conta com 2 montanhas bem próximas que podem ser facilmente acessadas a partir do centro. O Monte Brè (925 m) é a mais próxima e para chegar basta pegar o funicular de Cassarate, nos arredores de Lugano. E o Monte San Salvatore (912 m), acessível por funicular, partindo de Lugano-Paradiso e do topo é possível caminhar pela trilha panorâmica até Carona, e de lá até Morcote.

Morcote, eleita a vilazinha mais charmosa da Suíça

Principais Eventos de Lugano

Páscoa: Março / Abril

Festival de Lugano: Abril/Junho, importante atração cultural com foco em música clássica

Estival Jazz de Lugano: Junho/Julho, principal evento musical em Ticino, com concertos gratuitos de jazz ao ar livre e reconhecido muldialmente

“Blues to Bop” : Agosto/Setembro, festival de diversos estilos musicais, do blues ao pop, passando pela música gospel e  soul

Festa de Outono: Em Outubro, feira gastronômica com vinhos e produtos típicos regionais

Onde se hospedar em Lugano?


Nós ficamos no Hotel Lugano Dante Center ****, super bem localizado e com fácil acesso aos principais pontos turísticos.

Veja a nossa resenha detalhada clicando aqui.

Endereço: Piazza Cioccaro 5, 6900 Lugano / Website: www.hotel-luganodante.com

Funicular de acesso ao Hotel Dante, a partir da estação principal de trem de Lugano

Excursões e passeios bate-e-volta a partir de Lugano


Aproveite e fique um dia a mais em Lugano para explorar mais a região. Nossas sugestões de passeios são:

Swiss Miniatur: a Suíça em menor escala! Um lugar incrível que mostra 120 modelos de casas, castelos e monumentos ao ar livre, distribuídos por todo o parque de 14 mil metros quadrados. Os modelos foram recriados autenticamente – com grande atenção aos detalhes – e estão rodeados por milhares de plantas e flores. É realmente incrível ver a riqueza de detalhes e aperfeição das obras. Fica na cidade de Melide, pertinho de Lugano e acessível de trem, ônibus ou barco. Passeio excelente para crianças e adultos.

Endereço: Swissminiatur, 6815 Melide

Morcote: oficialmente, a vilazinha mais chramosa da Suíça. Sim, Morcote ganhou este prêmio em 2016 em uma competição organizada pela revista Schweizer Illustrierten, il caffé and L’illustré! E de fato faz jus ao título. Não deixe de visitar o Parco Scherer, um jardim botânico, e a Igreja de S. Maria del Sasso.

Endereço: Escritório de Turismo de Morcote, Riva dal Garavell, 6922 Morcote

Morcote

Bellinzona: grande destaque são seus 3 castelos: Castelgrande, Montebello e Sasso Corbaro – Patrimônios da UNESCO.

Fox Town: Maior outlet da Suíça, com mais de 160 lojas de prestígio nas categorias moda feminina, masculina e infantil, acessórios/jóias, esportes e artigos para a casa. Os itens possuem descontos que variam de 30% a 70% do valor de mercado.

Endereço: Via Angelo Maspoli 18, 6850 Mendrisio, Suíça

Palm Express


Uma rota panorâmica  de ônibus que oferece paisagens muito variadas pelo caminho: desde as impressionantes geleiras de Engadin às lindas palmeiras de Lugano.

Rota: St. Moritz – Menaggio – Lugano
Distância: 178 km
Duração: 4h

E para viajar de transporte público sem limites pela Suíça, compre o Swiss Travel Pass. Um bilhete único que permite viagens ilimitadas em quantos trens, ônibus, bondes e barcos você quiser.

Este bilhete está disponível apenas para turistas, pessoas que não residem na Suíça. São duas opções de bilhete e a diferença entre eles é a flexibilidade dos dias de uso:

  • Swiss Travel Pass “normal” –  validade: 3, 4, 8 ou 15 dias consecutivos
  • Swiss Travel Pass Flex –  validade: 3, 4, 8 ou 15 dias de livre escolha dentro de um mês

.

Para mais informações, acesse o Site Oficial de Turismo: www.luganoregion.com

.

.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *