Como viajar no inverno sem passar frio!

Posted on Posted in Preparativos de Viagem

Viaje sem medo do inverno com essas dicas imperdíveis!!! Confira aqui tudo que você precisa saber pra se preparar pro inverno suíço.

Hoje vamos te ensinar a não passar frio, independente da intensidade do inverno. A gente costuma dizer que passa mais frio no Brasil do que na Suíça, porque as roupas brasileiras não são feitas para segurar o calor do corpo e tampouco aguentam temperaturas muito baixas.

É possível sair de casa e “enfrentar” temperaturas negativas se você estiver usando a roupa certa. Não se engane achando que 6 camadas de casacos resolverão o seu problema. Apenas as três camadas essenciais descritas neste texto já são o suficiente 😉

A primeira dica é: não compre roupas para o inverno no Brasil se você for enfrentar temperaturas abaixo de 5ºC. Muita atenção às temperaturas negativas: as extremidades do corpo devem estar bem protegidas. Luvas e gorros são tão essenciais quanto um bom casaco!

Antes de mais nada, vamos conferir os tipos de materiais que fornecem proteção contra o inverno:

Gore-Tex


Impermeável (não deixa a água externa entrar) e respirável (permite que o suor evaporado possa sair). Encontrado em botas, luvas e jaquetas, veja se tem etiqueta Gore-Tex – waterproof-breathable. Avalie o nível de proteção contra água necessário, conforme os seus padrões individuais de uso. Mais detalhes, aqui.

Vibram


Marca de solas e entre-solas para botas, Vibram é líder de mercado em durabilidade, estabilidade e conforto. Fornece para maioria das marcas de botas.

3M Thinsulate/Polartec


Para saber a característica do isolamento necessário (jaqueta, luva, gorro e cachecol), dê uma olhada nos sites da 3M Thinsulate ou Polartec.

Dicas de acessórios:

Botas


Não tem como pensar em um inverno quente e confortável com os pés frios. Você pode vestir 500 jaquetas, mas se estiver com o pé molhado vai sentir frio. Portanto, não economize e compre uma bota boa e confortável 😉

Imprescindível ter proteção contra água (Gore-Tex) e recomendável ser de cano médio ou alto pois protege melhor contra água, neve e frio.

Existem modelos de couro, tecido e combinações – escolha um design que agrade e que seja versátil. Sugerimos que o design evite modismos, pois a bota vai durar uns bons anos.

Dependendo do frio que vai enfrentar e do uso (realmente pra caminhadas longas na neve), deve comprar uma bota com isolamento térmico mais pesado para neve. Mas se for pra caminhada nas ruas, trilhas e até por curtos períodos em neve, (temperaturas de até -5ºC) recomendamos comprar os modelos para ‘hiking’, sem muito revestimento interno e usar com meia de ski, o que a torna mais versátil no outono e outros dias de chuva com uma meia mais leve.

Recomendamos marcas como a Mammut, feita na Suíça e de qualidade indiscutível, além de exclusiva. Outras marcas a considerar: Lowa (Alemã), North Face (Americana), Meindl (Alemã), Scarpa (Italiana), Merrell (Americana).

Jaquetas


Existem basicamente 3 tipos:

– Shell: é a camada externa, geralmente uma capa a prova d’água e vento, que pode ser fina ou grossa com isolamento térmico.

– Fleece: é aquele tecido grosso e macio com toque de cobertor, geralmente no formato de moletom com ou sem zíper, pra vestir por baixo do Shell. Sua camada de isolamento térmico.

– Insulated: é aquele tipo de jaqueta mais gorda, apelidada de ‘Michelin’ (sabe aquele boneco gordinho da marca de pneus?), que pode ser “recheada” com fibra de vidro, plumas de ganso ou outros materiais isolantes. A maioria não é a prova d’água.

O ideal é combinar um Shell pra proteger da chuva e vento, com um ‘Fleece’ ou ‘Insulated’ por baixo pra manter a temperatura. Por baixo, na camada de contato com a pele, uma roupa que mantenha voce seco (estilo dry fit) – veja a seguir nossas dicas de segunda pele.

A dica é eliminar as diversas camadas de roupa, pois no inverno é constante a mudança entre ambientes frios e quentes e inconveniente ficar vestindo e despindo 2 ou 3 camadas toda vez que entrar num ambiente aquecido como uma loja – note que na Suíça até os trens e ônibus contam com aquecimento.

Existem jaquetas duplas que combinam o shell e o fleece em uma só peça, o que as torna mais versáteis e fáceis de usar. Não esqueça de avaliar bolsos externos e internos, capuz (removível), mangas, comprimento e principalmente a proteção contra água, preferencialmente Gore-Tex no tecido e zíperes especiais protegidos contra chuva.

Segunda pele


Hoje existem materiais tecnologicamente mais avançados do que as ceroulas de algodão e que mantém o calor do corpo sem reter umidade. São chamados de Sports Underwear ou Baselayer. Isso vale também para as meias. Algumas marcas valem menção, como a Odlo que é uma marca Suíça de alta performance, bem como outras: Falke (Alemã) e Underarmour (Americana).

Luvas


Existem diversas variedades:

-Tradicionais tricotadas em lã: não recomendamos pois deixam entrar vento. Algumas não são laváveis e pouco duráveis (desfiam/descosturam).

-Couro (+8ºC): são elegantes e valem para compor um look mais formal com blazer, mas não seguram tanto o frio.

-Nylon/Neoprene (+5ºC): são mais pra cortar o vento, um pouco mais leves que as fleece, permitem mais sensibilidade nos dedos – algumas até permitem desbloquear/mexer no celular touchscreen. Quase nenhuma é a prova d’água e vão na maquina de lavar.

-Fleece (-5ºC): Thinsulate ou Polartec, ótimas para frio, mas algumas não são a prova d’água. Quase todas vão na máquina de lavar.

-Acolchoadas (-15ºC): são mais grossas, algumas são a prova d’água e emborrachadas (procure pela etiqueta Gore-Tex) e são recomendadas para frio extremo ou para esportes na neve como ski e snowboard – pra quem vai colocar a mão na neve. Algumas são duplas com um fleece interno e a shell externa com respiradores.

Existem modelos com a palma emborrachada, bastante útil pra dar durabilidade e segurar mais firme sem escorregar (grip). Confira aqui algumas marcas especialistas: Level (Suíça), Spyder (Americana).

Cachecol e gorro


Dependendo do vento e do frio, os mais vazados podem ser um problema, ou uma solução com clima mais ameno.

Tenha modelos para diversas ocasiões e não se apegue apenas aos de lã e cashmere, pois existem boas opções em Thinsulate/Polartec.

Não se esqueça que os lenços mais leves servem também para compor o visual como acessório na primavera/outono.

O time do Swiss 360º deseja uma temporada de frio muito agradável aos leitores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *