Como viajar pela Suíça de transporte público?

Posted on Posted in Preparativos de Viagem

A eficiência e a pontualidade suíça são reconhecidas mundialmente, estendendo-se também ao transporte público de excelente qualidade. No total, a rede de transporte contempla mais de 26.000 quilômetros de rotas de trem, ônibus e barco.

É muito fácil se locomover na Suíça, devido a conexões regulares. Muitos turistas se assustam com o preço do transporte público, mas o serviço é de alta qualidade, os trens são frequentes, limpos e extremamente pontuais. Táxis são bem caros e Uber ainda não se popularizou.

A maioria das pessoas que mora na Suíça, usa transporte público. Não importa o nível social ou o salário; todos se beneficiam da rede de transportes.

Viajando de trem na Suíça


A empresa federal de transporte se chama SBB em alemão (CFF em francês e FFS em italiano). Para ir de uma cidade a outra dentro da Suíça, o mais comum é pegar um IC (Intercity) ou um IR (InterRegio). Todos os trens tem aquecimento e a maioria tem também ar condicionado. Há banheiros e vagões de restaurante/minibar, assim como tomadas para recarregar seu celular.

Foto: MySwitzerland.com

Como falar “estação de trem”? Em alemão “Banhof” (Zurich Hauptbanhof: estação de trem principal de Zurique), em francês “Gare” e em italiano “Stazione ferroviaria”

Dica Swiss 360º: Apesar de ser um país “pequeno” comparado com a extensão do Brasil, o trajeto de trem entre algumas cidades pode ser longo. Considere isso no seu planejamento de viagem ou deixe que a Equipe do Swiss 360º monte o seu Roteiro Personalizado!

Importante: Você deve comprar o bilhete ANTES de embarcar no trem. Não é possível comprar o bilhete dentro do trem (não há ninguém vendendo) e você não quer correr o risco de tomar uma multa (bem salgada!) por viajar sem o respectivo bilhete,  não é?

Para adquirir um passe de trem, você pode :

  • comprar no guichê de vendas da estação de trem;
  • comprar diretamente nas máquinas disponíveis nas estações de trem ou pontos de ônibus;
  • comprar pelo website www.sbb.ch/en
  • comprar pelo celular com o aplicativo da SBB

Caso um fiscal passe pelo trem, apenas mostre o bilhete válido para o trajeto que você está fazendo e tenha sempre um documento de identificação com foto (RG, passaporte, etc).

Quem viaja com bicicleta ou cachorros, deve pagar uma tarifa adicional (bike ticket). Note que nem todos os trens aceitam bikes,

Trens panorâmicos: Caso tenha interesse em fazer uma das Rotas cênicas da Suíça, clique aqui.

Foto: MySwitzerland.com

Como funciona o Swiss Travel Pass?


Viaje sem limites pela Suíça!

Swiss Travel Pass é um bilhete de transporte que oferece viagens ilimitadas em toda a rede de transporte público suíço. Em outras palavras, com apenas um bilhete você pode pegar quantos trens, ônibus e barcos quiser.

Este bilhete está disponível apenas para turistas, pessoas não residentes na Suíça. Se você mora na Suíça, existem outras opções de descontos (cartão GA, HalbTax, etc) – consulte o site www.sbb.ch

Existem basicamente duas opções de bilhete e a diferença entre eles é a flexibilidade dos dias de uso:

  • Swiss Travel Pass “normal” –  validade: 3, 4, 8 ou 15 dias consecutivos.
  • Swiss Travel Pass Flex –  validade: 3, 4, 8 ou 15 dias de livre escolha dentro de um mês.
Foto: MySwitzerland.com

Quais os benefícios do Swiss Travel Pass?


São diversas as vantagens de comprar este passe de transporte:

  • viagens ilimitadas de trens, ônibus e barcos, incluindo alguns trens panorâmicos, assim como meios de transporte público em mais de 90 cidades
  • 50% de desconto na maioria dos teleféricos
  • ingresso gratuito em cerca de 500 museus
  • excursões alpinas pela metade do preço ou mesmo gratuitas. 50 % de desconto na maioria das ferrovias de montanha. Viagens até os montes Rigi, Stanserhorn e Schilthorn são gratuitas (em 2018).
Foto: MySwitzerland.com

Quanto custa o Swiss Travel Pass?


Abaixo está a tabela de preços segundo o site oficial de transportes. Para comprar, veja as instruções no link a seguir: https://www.myswitzerland.com/en-ch/transport-travel/tickets-for-guests-from-abroad.html

Viajantes com menos de 26 anos recebem 15 % de desconto no preço regular do Swiss Travel Pass.

O Swiss Travel Pass não é vendido nas estações de trem.

Imagem: MySwitzerland.com

Vale a pena comprar o Swiss Travel Pass?


Vale, desde que você realmente viaje boas distâncias dentro da Suíça e aproveite os descontos de teleféricos/atrações. Para referência, o trecho Zurique – Berna custa em torno de CHF 100 ida e volta para um adulto, e Zurique – Genebra em torno de CHF 90 ida e volta para um adulto. Portanto, dependendo do seu roteiro, os bilhetes comprados separados sairia bem mais caro.

Foto: MySwitzerland.com

Pronto para conhecer a Suíça de trem?

One thought on “Como viajar pela Suíça de transporte público?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *