Da Europa para a Suíça de trem

Posted on Posted in Preparativos de Viagem

Suíça, país dos alpes, dos chocolates, dos lagos, das paisagens cinematográficas e gastronomia inconfundível. Quem não gostaria de conhecer este paraíso? 🙂

Diferente do que muitos pensam, viajar para a Suíça é fácil e não tão caro, ainda mais se você já estiver na Europa. E o trajeto de trem oferece uma experiência única e muito especial, permitindo uma viagem tranquila, sem o stress comum dos aeroportos (raio-X, líquidos de 100 ml, etc). E muitas vezes, sai bem mais barato que ir de avião.

Trens internacionais


A maioria dos trens internacionais oferece vagão-restaurante ou bistrô, tomadas elétricas, serviço de jornal e banheiros. Dependendo do trem, também há vagões especiais como “familiar (para quem vai com crianças)”, “silenciosos (não é permitido conversar, falar no telefone, ouvir música)”, etc.

Lembre-se de sempre levar seu passaporte e documentos de viagem, além do bilhete de trem claro. Importante: Você deve comprar o bilhete ANTES de embarcar no trem. Não é possível comprar o bilhete dentro do trem (não há ninguém vendendo). Em algumas rotas também é obrigatório reservar o assento; recomendamos que você sempre faça isso para viajar com mais conforto.

Uma das principais vantagens de ir de trem é chegar diretamente no centro da cidade, enquanto que de avião você tem que pegar um taxi/ônibus/trem do aeroporto até o centro. E para quem tem pânico de pegar avião, viajar de trem é definitivamente uma ótima opção.

Crédito da foto: Swiss Travel System

Para comprar os bilhetes de trem, basta acessar os websites de cada companhia ferroviária listados abaixo ou através do www.rail-europe.com

A companhia ferroviária nacional da Suíça é a SBB e você também pode comprar tickets de trem diretamente no www.sbb.ch

Alemanha: Deutsche Bahn

Áustria: Österreichische Bundesbahnen

Itália: EuroCity Italia–Svizzera

França: TGV Lyria

Holanda: NS International

Como incluir a Suíça no roteiro de viagem pela Europa?


Os países que fazem fronteira com a Suíça são: Alemanha, Áustria, Liechtenstein, França e Itália, mas também é possível chegar a nação alpina de trem a partir de outros países.

Se você estiver no norte da Itália (Milão, por exemplo) pode facilmente incluir Lugano, Locarno, Ascona, Bellinzona – cidades lindas que fazem parte da parte italiana da Suíça

Da França ou Alemanha, pode incluir a Basiléia. De Paris pode incluir Genebra ou outras cidades da Suíça francesa, como Lausanne e Montreux

Veja aqui 10 razões para conhecer a Basiléia

Lago Genebra (Lac Léman) / Crédito da foto: Swiss Travel System

De Chamonix (França) você pode pegar o trem panorâmico Mont-Blanc Express e ir até Martigny (Suíça) ou seguir até Montreux. Tudo em cerca de 2h30min.

Outra rota panorâmica que cruza fronteiras é o Bernina Express. Nos meses de verão, o passeio continua de ônibus com o Bernina Express Bus, ao longo do Lago de Como (Itália), e de volta a Lugano, na Suíça.

Quer conhecer os trens panorâmicos imperdíveis da Suíça? Clique aqui.

Crédito da foto: Swiss Travel System

Swiss Travel Pass

A melhor forma de usufruir da rede de transportes dentro da Suíça é com o Swiss Travel Pass, um bilhete único de transporte que oferece viagens ilimitadas dentro do país ou seja você pode pegar quantos trens, bondes, ônibus e barcos* quiser.

Além disso, ele dá direito a entrada gratuita em mais de 500 museus, descontos em atrações e ferrovias de montanhas e 3 teleféricos de montanhas 100% cobertas (Rigi, Stanserhorn e Schilthorn). Rotas cênicas espetaculares como o Glacier Express, o Bernina Express e o Gotthard Panorama Express estão inclusos

Este bilhete está disponível apenas para turistas, pessoas não residentes na Suíça.

* consulte o website oficial para conferir exatamente as rotas inclusas.

Tudo que você precisa sabre para viajar de transporte público pela Suíça.

Crédito da foto: Swiss Travel System

Ideias


Abaixo estão algumas alternativas e rotas saindo de diversas cidades européias com destino a Suíça:

OrigemDestinoTempo de trajetoConexões
ParisZurique4hdireto
ParisGenebra3hdireto
MilãoZurique3hdireto
MilãoLugano1h15mindireto
FlorençaZurique5h50min1
BolonhaZurique5h1
VenezaZurique6h301
TorinoZurique5h1
RomaZurique7h1
HamburgoZurique8h40mindireto
MuniqueZurique4h10mindireto
FrankfurtZurique4h30min1
AmsterdamZurique8h1
VienaZurique8h30mindireto
SalzburgZurique5h30mindireto
InnsbruckZurique3h30mindireto

.

Viu como é fácil? Venha conhecer e se apaixonar pela Suíça :

Zermatt / Crédito da foto: Swiss Travel System

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *