Guia de viagem de Gruyères: queijo, chocolate, castelo e muito mais!

Posted on Posted in Cidades & Entretenimento

Todo mundo já ouviu falar do delicioso queijo Gruyère, proveniente da Suíça. Mas a cidade de Gruyères oferece muito mais do que isso; tudo que se espera de uma cidade suíça pode ser encontrada ali: queijo, chocolate, natureza, lago e castelo. É sem dúvida uma das mais charmosas cidades suíças!

Gruyères (ou Greyerz, em alemão) é uma cidade medieval bem pequenininha, porém muito charmosa do cantão Friburgo. Tem pouco menos de 2 mil habitantes e está localizada na parte francesa da Suíça, portanto o idioma oficial é o francês.

A paisagem da região de Gruyère é realmente deslumbrante: com muitas áreas verdes, arquitetura típica suíça, o Lago de Gruyère (que é um dos mais belos lagos artificiais da Suíça), o castelo e a muralha que protegeu a cidade em tempos medievais.

Fonte: MySwitzerland.com

O acesso é mais fácil de carro: são 2h de Zurique, 1h de Berna, 1h30 de Genebra.

De trem também é possível chegar, mas há que fazer 2 conexões saindo de Zurique ou Genebra:

2:30h de Zurique (Zurique HB - Friburgo, Friburgo - Bulle, Bulle - Gruyere)
2h de Genebra (Genebra - Romont, Romont - Bulle, Bulle - Gruyere)

De Montreux você pode pegar o Trem do Chocolate - falamos mais sobre esta rota abaixo.

Veja mais detalhes no site oficial de transportes e no site oficial de turismo de Gruyères.

Fonte: SwissCheeseBlog

Vamos conferir as dicas do que fazer em Gruyère?

Atrações

Cidade medieval


Caminhar pelo centro de Gruyères já é uma atração especial. A cidade é muito charmosa, repleta de lojinhas, restaurantes e cafés em estilo medieval. A sensação é de ter voltado ao tempo mesmo.

Fonte: MySwitzerland.com

Castelo


Rue du Château 8, 1663 Gruyères

O castelo de Gruyères foi construído no século 13 e serviu de residência para muitas gerações.  Desde 1938, o castelo pertence ao Cantão de Friburgo que abriu ali um museu. A visita é como uma viagem ao tempo: através de exposições permanentes e temporárias temos acesso a oito séculos de história, arquitetura e cultura da região.

Fonte: MySwitzerland.com

E para completar, os jardins do castelo são uma obra de arte a parte:

Fonte: MySwitzerland.com

Mediante pedido antecipado, são oferecidas visitas guiadas em francês, alemão, inglês, italiano, espanhol ou russo. O horário de visita é das 9:00h às 18:00h (Abril a Outubro) e 10:00h às 17:00h (Novembro a Março).

O ingresso custa CHF 12 para adultos, CHF 8 para idosos e estudantes e CHF 4 para crianças entre 6 e 16 anos. Há também a possibilidade de comprar ingressos combinados:

Castelo e Museu HR Giger:  CHF 19
Castelo e La Maison du Gruyère  CHF 16

Entrada gratuita para quem tem o Swiss Travel Pass.

Museu H.R. Giger


Château St. Germain, 1663 Gruyères / Tel: +41 26 921 22 00

O Castelo St. Germain é o segundo castelo de Gruyères (menorzinho que o anterior) e ali dentro está o Museu H. R. Giger, feito em homenagem ao artista suíço de mesmo nome.

HR Giger ficou famoso por criar as criaturas para o filme hollywoodiano "Alien" e inclusive ganhou o Oscar de Melhor Efeitos Visuais por sua participação no filme. O museu abriga esculturas e pinturas do artista.

Entrada gratuita para quem tem o Swiss Travel Pass.

Dica Swiss 360º: Não perca a chance de visitar o HR Giger bar que fica bem em frente ao museu. A decoração é sensacional:

Fonte: HRGiger.com

Fábrica de Queijo - La Maison du Gruyère


Place de la Gare 3, 1663 Pringy / Tel: +41 26 921 84 00

A visita a esta moderna queijaria de Gruyères é uma das coisas que você não pode perder! Através de uma experiência interativa, aprendemos tudo sobre a produção do  queijo Le Gruyère AOP.

O complexo também conta com área de lazer para crianças, exposição multimídia, guia de áudio, mercado com produtos locais e restaurante com terraço e bar de vinhos.

Fonte: MySwitzerland.com

A fábrica está aberta todos os dias das 9:00 às 18:30h (Junho a Setembro) e das 9:00h às 18:00 (Outubro a Maio). O ingresso custa CHF 7 para adultos, CHF 6 para idosos e estudantes.

Mais informações no website: www.lamaisondugruyere.ch

Chocolaterie de Gruyères


Rue du Bourg 8, 1663 Gruyères / Tel: +41 79 287 11 66

Uma fábrica de chocolates pequenininha que oferece workshops e tours sobre a história do chocolate e sua evolução. O valor do ingresso é CHF 16 para adultos e grátis para crianças de 6 a 16 anos.

Mediante pedido são organizados workshops em francês, inglês, espanhol, italiano, alemão ou outros idiomas.

Fonte: la-Gruyere.ch

Trem do Chocolate (Golden Pass)


Uma das rotas panorâmicas da Suíça, o trem do chocolate é uma ótima maneira de experimentar várias coisas típicas suíças de uma só vez: chocolate suíço (claro!), queijo, passeio de trem e cenário exuberante. 

O trajeto começa em Montreux, na Riviera Suíça, e te leva a Gruyères onde você tem a chance de visitar o centro medieval, a fábrica de queijos e o castelo. Após um tempo livre, a jornada de trem continua a Broc, onde você pode visitar a Fábrica de Chocolates Cailler-Nestlé

Você pode escolher entra viajar no vagão vintage Pullman “Belle Époque”, datado de 1915, ou nos vagões modernos.

São servidos café e croissants depois da partida em Montreux, fondue de queijo e inclui degustação na fábrica de chocolate Cailler-Nestlé. O ticket custa CHF 99 para adultos e você pode comprar aqui: goldenpass.ch

Fonte: Goldenpass.ch

Fábrica de Chocolate Cailler-Nestlé


Rue Jules Bellet 7, 1636 Broc / Tel: +41 26 921 59 60

Para fechar com chave de ouro, visite a fábrica de chocolate Cailler situada em Broc e bem pertinho de Gruyères. Graças ao tour interativo, você tem a chance de aprender detalhes sobre a história e  produção do tradicional chocolate suíço. Há degustação no final do passeio 🙂 e uma loja com muitas variedades de chocolate para levar pra casa.

Fonte: Cailler.ch

Há áudio guia disponível em inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, russo, chinês e árabe.

O ingresso custa CHF 12 para adultos, CHF 9 para idosos e estudantes e grátis para jovens até 16 anos. Se você pegar o trem do chocolate (acima), a visita é gratuita.

A fábrica está aberta todos os dias das 10:00h às 18:00 (Abril a Outubro) e das 10:00h às 17:00h (Novembro a Março).

Para mais informações, acesse Cailler.ch

Montanha Moléson


Gruyères-Moléson-Vudalla SA, Place de l'Aigle 6, 1663 Moléson-sur-Gruyères / Tel: +41 26 921 80 80

Para quem visita a cidade no inverno, vale a pena visitar a montanha de Moléson (2.003m) que é a maior da região de Friburgo. São 35km de pistas e 8 teleféricos, garantindo diversão para toda a família.

Para quem vai no verão, a área oferece linda vista panorâmica e rotas de hiking. Além de restaurante no alto e observatório astronômico.

Para mais informações, acesse Moleson.ch

Fonte: MySwitzerland.com

Gastronomia e Restaurantes

Tanto em Gruyères quanto nas cidades vizinhas, o turismo é fortemente complementado por muitos restaurantes que servem as especialidades da região: fondue, raclette e principalmente as sobremesas feitas com o delicioso creme de leite de Gruyères.

O creme de leite é servido nornalmente com frutas frescas, principalmente morango, resultando em um merengue simplesmente divino!  A tradição é cozinhar os merengues em um forno a lenha.

Fonte: MySwitzerland.com

Onde comer em Gruyères:

Restaurant Le Chalet - Rue du Bourg 53, 1663 Gruyères / Tel: +41 26 921 21 54

Hôtel La Fleur de Lys - Rue du Bourg 14, 1663 Gruyères / Tel: +41 26 921 82 82

Restaurant Le Sommet - 1663 Moléson-sur-Gruyères / Tel:+41 26 921 29 96

La Croix de Fer - Route d'Allières 96, 1669 Montbovon / Tel: +41 26 928 16 06

La Poya - Rue du Centre 25, 1637 Charmey / Tel: +41 26 927 23 23

Romantik Hôtel Le Vignier - Route de la Gruyère 123, La Cantine, 1644 Avry-devant-Pont / Tel: +41 26 915 99 15

Pasta' Lina - Grand Rue 65, 1630 Bulle / Tel: +41 26 912 31 95

Veja mais opções de restaurantes, clicando aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *