Guia de viagem de Vevey: a pérola da Suíça francesa

Posted on Posted in Cidades & Entretenimento

Vevey é a cidade da Nestlé e também onde viveu Chalie Chaplin. Está localizada no Cantão de Vaud, as margens do Lago Genebra. Tem cerca de 17 mil habitantes e a língua falada é o francês. A cidade é conhecida pelas incríveis paisagens alpinas e pelas famosas regiões vinícolas nas redondezas que são consideradas Patrimônio da Unesco.

Centro de informações turísticas: Grande-Place 29, 1800 Vevey

Fonte: MySwitzerland.com

Escultura e Museu do Charlie Chaplin

Quai Perdonnet, 1800 Vevey

Na margem do lago, que é totalmente ornamentada com flores e palmeiras, encontra-se a escultura desse famoso comediante que também se tornou o morador mais famoso de Vevey. Charlie Chaplin passou os últimos 25 anos de sua vida na cidade.

O Museu dedicado ao artista se chama Chaplin's World e está situado na Route de Fenil 2, 1804 Corsier-sur-Vevey, Suíça.

Aberto diariamente das 10h às 18h

CHF 24 por pessoa

Mais informações: http://www.chaplinsworld.com/

La Fourchette (The Fork)

Projetada pelo artista plástico Jean-Pierre Zaugg, esta obra de arte está no meio do lago (em frente ao museu) e foi projetada para celebrar o 10 aniversário do Museu Alimentarium. O garfo é feito em aço e tem 8 metros de altura, mantendo o recorde no Guinness World Records desde 2014 como o garfo mais alto do mundo. Combine com uma caminhada na orla no lago.

Fonte: MySwitzerland.com

Vevey Alimentarium

Quai Perdonnet 13, 1800 Vevey

Em 1839, um farmacêutico alemão mudou-se para Vevey, na parte francesa da Suíça, e mudou seu nome de Heinrich Nestle para Henri Nestlé. Sua empresa, hoje conhecida em todo o mundo, fundou o Alimentarium, o museu da nutrição, com informações sobre vários aspectos da nutrição humana, apresentados de forma interativa. O jardim do museu é feito de hortaliças. Aberto de terça a domingo das 10h às 18h. O ingresso custa a partir de CHF 13 por pessoa.

Museu de História de Vevey

Le Château, Rue du Château 2, 1800 Vevey

Uma visita cultural para conhecer melhor a história da cidade através de objetos antigos, pinturas e imagens. Fundado em 1897, o Museu de História de Vevey ocupa os quartos do Castelo de Vevey, uma residência do século 16 que serviu de lar dos oficiais de justiça. Neste cenário histórico, as coleções do museu retomam o passado da região desde tempos celtas até hoje.

Horário de abertura: de terça a domingo, das 11h às 17h

Entrada: CHF 5 por pessoa

Mercado popular aberto (Folk Market)

Grand Place, 1800 Vevey

Durante os meses de Julho e Agosto, a praça Grand Place recebe o famoso mercado de Vevey: com stands coloridos que oferecem flores, frutas, queijos, objetos antigos e atrações da cultura popular local. Você também pode degustar vinhos regionais e conversar com os produtores. Disponível as terças e sábados pela manhã.

Fonte: MySwitzerland.com

Trem dos vinhedos (Train des Vignes)

Este trem regional parte de hora em hora da estação de Vevey em direção a Puidoux-Chexbres, oferecendo a marvilhosa experiência de viajar pelos vinhedos de Lavaux que são considerados Patrimônio Mundial da UNESCO. O trem faz paradas ao longo do percurso e, se puder, desembarque na estação de Chexbres-Village: cenários magníficos de terraços íngremes cobertos por parreirais.

Trem das estrelas (Train des Etoiles)

Saindo de Vevey em direção a montanha Les Pléiades (1'361m), o percurso de trem oferece vistas maravilhosas até chegar ao topo da monhanha, onde está um resort popular de férias. Além da vista espetacular do topo, o local conta com atrações de verão e de inverno. Um dos destaques é a trilha Astropléiades, ensinando tudo sobre astronomia.

A subida é íngreme e o trem usa um sistema de roda dentada em determinadas seções.

O trem faz paradas no caminho (em St-Légier, Blonay ou Les Pléiades), passando por campos de flores com vistas deslumbrantes sobre o Lago de Genebra e Les Rochers-de-Naye.

Restaurantes e chalés de montanha oferecem comida local durante todo o ano.

Dica Swiss 360º: A apenas 40km de Vevey, sentido Genebra, está a charmosa cidade de Morges. Destaque para a cidade antiga, com ruas apenas para pedestres e calçadão a beira do lago, a Fundação Bolle e o Castelo de Morges.

Morges é também conhecida como a capital do vinho de Vaud e é o mais importante produtor do cantão. Ao longo da Estrada do Vinho La Côte, encontram-se informações sobre os postos de trabalho e os produtos da indústria do vinho.

Veja mais detalhes: http://www.morges-tourisme.ch/en/lakeside/morges

Castelo de Vullierens

Les Jardins du Château de Vullierens, 1115 Vullierens

O Festival da Tulipa acontece anualmente de Abril a Maio. Durante Maio/Junho é a temporada de íris do Castelo de Vullierens – ao menos 600 tipos de íris podem ser encontradas.

CHF 15 por pessoa

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *