Na Suíça, a magia do Natal está disponível o ano inteiro!

Posted on Posted in Cotidiano & Tradições

A época do Natal vem se aproximando e parece realmente mágica: luzes brilhando por todos os lados, presentes sendo comprados com carinho, pessoas mais felizes e radiantes. Você consegue imaginar como seria se este sentimento pudesse ser replicado para os demais meses do ano? Pois na cidade suíça de Basiléia, isso é possível e o Swiss 360º, que só acredita vendo e que ama o Natal, foi lá conferir de perto.

Como já mencionamos em nosso post sobre as 10 razões para visitar a Basiléia, além de prática a cidade é realmente muito bonita. E seu charmoso centro histórico abriga uma loja muito especial: “a Casa de Natal Johann Wanner”. Situada bem no coração da cidade velha, em Spalenberg, a história de tradição e sucesso do Sr. Wanner já conta com mais de 49 anos.

A rua em que se situa a loja é bem movimentada e convidativa. Caminhando pelas vielas de paralelepípedo antigo, turistas misturam-se com os locais em uma prazerosa atmosfera de compras, enquanto músicos de rua adoçam nossos ouvidos. Em meio a este cenário de contos de fadas, avistamos de longe a encantadora loja do Sr. Johann Wanner. Um verdadeiro oásis natalino, a loja, que parece pequena a primeira vista, surpreende com mais 2 salões grandes nos fundos.

 

Começamos nossa visita ainda do lado de fora, encantados com a vitrine. Poderíamos passar horas admirando a riqueza dos enfeites, mas decidimos entrar e nossos olhos são ofuscados com tamanha beleza! Após alguns minutos de fascinação, encontramos a Srta. Loredana Steiner que nos guiou durante nossa visita pela loja.

Ali encontramos diversos tipos de enfeites natalinos desde os mais tradicionais até modelos mais inusitados. O salão principal abriga, entre outras coisas, os bonecos ‘quebra nozes’ da foto acima, bem como os enfeites mais novos, cartões de Natal, papéis de presente e calendários do advento, enquanto que o salão do meio contém árvores montadas e enfeites separados por cores e a última sala abriga as peças “vintage” – muitas delas foram parte da coleção particular do Sr. Wanner.

Johann Wanner, o primeiro de 6 filhos, nasceu em Basiléia e abriu ali uma loja de antiguidades em meados de 1960. Inspirado por seus clientes, começou a colecionar ornamentos de vidro pintados à mão, grande parte vinda de oficinas situadas ao norte da Polônia e na República Checa. Apaixonado pelo Natal desde criança, o Sr. Wanner resolveu usar estes enfeites para decorar árvores de Natal e, claro, foi um sucesso!

Pode-se dizer que o Sr. Wanner elevou a árvore de Natal para o status de objeto de arte. Com ideias inovadoras, Johann Wanner busca surpreender sua audiência fugindo do comum: certa vez montou uma árvore de Natal (simplesmente fabulosa) nas cores preto e dourado para a cidade de Basiléia.

O Sr. Wanner tornou-se conhecido em todo o mundo como formador de tendências e o Swiss 360º teve a honra de conhecê-lo pessoalmente, junto com sua esposa.

Ele é responsável pela grande árvore de Natal decorada para o Mercado de Natal de Basiléia na Münsterplatz, bem como diversos projetos para restaurantes, hotéis, lojas e até a Casa Branca nos Estados Unidos. Lady Diana (princesa da Inglaterra, tragicamente falecida) também foi sua cliente por muitos anos.

Ativo nos negócios até hoje, o Sr. Wanner nos explica a importância de ser visto como um business familiar e quer que sua loja seja como uma ilha de sonhos para crianças e adultos.

Enquanto muitas empresas investem fortunas em inusitadas pesquisas de mercado, Johann Wanner tem um método curioso e eficaz: frequentemente analisa a vitrine de sua loja a procura de marcas de dedos das crianças no vidro, e assim sabe quais os ornamentos que despertam mais fascínio entre elas. Genial, não é mesmo?

Assim como no mundo da moda, a indústia natalina trabalha com linhas novas a cada ano e a equipe do Sr. Wanner contempla um time de designers que está antenado a todas as tendências já no começo de cada ano. Segundo Loredana, as cores tradicionais (vermelho e dourado) nunca saem de moda e a tendência de cores para 2017 são pink e prata. Vejam cada modelo lindo:

Além de vender árvores completamente decoradas, a equipe da Casa de Natal Johann Wanner também presta consultoria de decoração. Loredana sugere começar a decorar a árvore com as luzes, depois posicionando estrategicamente os ornamentos mais especiais, em seguida completando com flores, laços e bolas para preencher os espaços. Ponteiras não estão tão na moda ultimamente, dando espaço para laços sendo colocados no topo.

Enquanto a maior parte da produção de bolas de Natal é atualmente feita de plástico, os modelos disponíveis na loja são de vidro, assopradas uma a uma, o que as torna muito especiais. Formatos curiosos integram a coleção, possibilitando a criação de árvores completamente únicas e personalizadas, contendo objetos do cotidiano e do gosto de cada cliente. As ‘especiarias’ abaixo exemplificam a diversidade dos enfeites.

Listamos abaixo algumas curiosidades sobre os enfeites que encontramos na Casa de Natal Johann Wanner:

Demônio: ao contrário do que muitos pensam, figura do demônio na árvore de Natal representa proteção.

Pássaros: tradição antiga que simboliza paz e liberdade.

Sapos: séculos atrás, sapos eram vistos como animais misteriosos por serem capaz de viver na terra e na água. Por isso também que muitos contos de fada  possuem sapos em suas histórias.

Ovos Fabergé: jóias de tradição russa, na árvore de Natal simboliza a realização de um pedido que é colocado dentro do ovo.

Pepino: talvez o mais inusitado dos ornamentos que vimos na loja. A família do Sr. Wanner costumava esconder um pepino dentro da árvore de Natal e aquele que encontrasse o legume seria o primeiro a abrir os presentes.

Maçãs: antes que fossem criados ornamentos natalinos, as pessoas enfeitavam suas árvores com maçãs e nozes.

Na Suíça, é comum usarem árvores de verdade em vez dos modelos de plástico, decorando ainda com velas de verdade – o que merece atenção a todo o tempo para evitar incêndios.

Muitos dos produtos da loja Johann Wanner também podem ser comprados online.

.

Johann Wanner

Spalenberg 14,4051 Basel

Telefone +41 (0)61 261 48 26

Website: https://www.johannwanner.ch/en/about-us/

.

.

.

Nota: Um super OBRIGADA ao Sr. Johann Wanner, Srta Loredana Steiner e a toda equipe da loja por nos proporcionarem uma tarde repleta de magia em torno da tradições e histórias do Natal. Voltaremos em breve!

.

.

.

 

One thought on “Na Suíça, a magia do Natal está disponível o ano inteiro!

  1. Sensacional essa loja e ainda mais essa figura incrível – Senhor Wanner!
    Com esse texto tão bem escrito, me vi nesse lugar, admirando tantas belezas!
    Parabéns à equipe da loja e à autora do texto por tanta sensibilidade!
    Vou programar uma visita sem dúvida!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *