O clima na Suíça e a neve eterna

Posted on Posted in Natureza & Montanhas, Preparativos de Viagem

O clima na Suíça proporciona estações bem definidas, marcando passagem de forma exuberante: o inverno branco, com neve em grande parte do país; a primavera colorida com flores por toda parte; o verão quente com temperaturas acima de 20 graus; e o outono com paisagem avermelhada e folhas esvoaçantes acumulando pelo chão.

Mas então não é sempre que tem neve na Suíça? Bom, dependendo da altitude (em metros acima do nível do mar) pode ser que haja neve até mesmo no verão. Vamos aos detalhes…

Quanto mais ao sul do país, na Suíça italiana (cidades de Bellinzona, Lugano, Locarno e Ascona), tende a ser mais calor. Os alpes formam uma barreira protetora contra os ventos frios que vem do norte e atuam conservando a temperatura mais alta nessa área, em torno de 2 a 3 graus mais quente do que em Zurique por exemplo. Portanto, mesmo no início da primavera ou no fim do outono é possível encontrar temperaturas agradáveis para passeios ao ar livre.

A altitude influencia bastante no clima e temperatura do local e é o fator determinante para o quão frio é um lugar. De forma simplista, dizem que a cada 100 metros de altitude a temperatura cai por volta de 1 grau. Portanto se estiver numa cidade curtindo os seus 24 graus e no mesmo dia resolver subir numa montanha próxima a 1500 metros de altitude, é provável que encontre temperaturas abaixo de 10 graus.

Dica Swiss 360°: Recomendamos sempre trazer uma jaqueta mais pesada para viagens à Suíça, para lhe permitir aproveitar as paisagens panorâmicas das altitudes. Um guarda chuva portátil ou uma jaqueta impermeável também são ótimos companheiros.

Acima de 3000 metros encontra-se ‘gelo eterno’, ou seja aquele que em teoria nunca derrete por completo por estar em temperaturas sempre próximas de zero. E olha que tem montanha alta na Suíça, sendo o Monte Rosa (4634m) a mais alta, localizado curiosamente próximo de Ascona, uma das cidades mais quentes. Listamos aqui algumas montanhas onde há neve e gelo 365 dias por ano: Titlis (3238m), Eiger (3967m), Jungfrau (4158m) Matterhorn (4478m). Veja aqui uma lista mais completa de montanhas e suas alturas.

Locarno é a cidade com a média de temperatura mais alta durante todo o ano, com 11,5 graus, enquanto que a montanha de Jungfraujoch (3580m) é o lugar mais frio, com média anual de -7,5 graus. O pico mais alto de temperatura chegou a +41,5 °C em 11/8/2003 na cidade de Grono, enquanto que o recorde de frio foi de -42,5 graus em 12/1/1987 em La Brévine, no cantão Jura.

Vale lembrar que os dias são bem mais longos no verão do que no inverno, o que influencia no número de horas com sol e consequentemente na temperatura. Veja gráfico abaixo (fonte do gráfico: Time and Date) exemplificando a quantidade de horas com e sem sol em Zurique dependendo da época do ano:

Por fim, seguem aqui informações úteis sobre o clima de algumas cidades nas diferentes épocas do ano (fonte dos gráficos: Meteoblue).

Dica Swiss 360°: Consulte sempre a previsão do tempo mais atualizada e conte com o inesperado. Recomendamos a utilização do site meteorológico MeteoSwiss, também disponível como aplicativo na Apple e Google store.

Zurique:

Genebra:

Lugano:

Titlis: informação válida para 1939m de altitude, com temperatura divergindo 8,4 graus.

 

 

 

 

 

One thought on “O clima na Suíça e a neve eterna

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *