Qual a melhor época para viajar para a Suíça?

Posted on Posted in Preparativos de Viagem

Diferente do que muitos pensam, a Suíça não é um país que faz frio extremo todos os meses. Pelo contrário, aqui a mudança de estação é visível e, na verdade, é muito agradável notar as variações na paisagem de uma estação para a outra. A primavera é realmente a estação das flores enquanto que outono oferece lindas paisagens douradas com as folhas secas das árvores. O inverno branco com a neve e o verão com temperaturas chegando a 30ºC (as vezes mais) onde é possível se refrescar nos lagos.

O clima no geral é ameno, leia este artigo que escrevemos sobre o assunto: Clima na Suíça e a neve eterna.

Muita gente se pergunta qual a melhor época para viajar para a Suíça e a resposta é: DEPENDE. Do quê? Depende de você!

Lago Cresta

Se você gosta de esquiar e praticar esportes de neve, o inverno é sua melhor opção. Se você não suporta frio, venha durante a primavera ou verão. Se você gostaria de ver um determinado evento ou festival, fica restrito as estas datas. Portanto não há uma única resposta que agrade os diferentes perfis de viajantes, mas notamos que há uma certa preferência pela primavera (Abril a Junho), devido a temperaturas agradáveis, e pelo verão (Julho a Setembro), devido a variedade de festivais de música desta época.

Foto: MySwitzerland.com

Na nossa opinião, o pior mês para visitar a Suíça é Novembro, quando muitos passeios de verão já fecharam (cruzeiros no lago, por exemplo) e os passeios de inverno ainda não abriram.

Portanto neste artigo vamos dar algumas ideias de como aproveitar as 4 estações do ano na Suíça:

Primavera (Março a Junho)


Quando começa a primavera na Suíça?

Em 2018, a primavera começa oficialmente em 20.Março e vai até 21.Junho

O que fazer na Suíça na primavera?

Em termos gerais, a Primavera é a estação que vai agradar a maioria dos viajantes. Durante o começo da estação ainda há neve nos resorts de montanha, para quem pretende esquiar, e as folhas/flores já começam a florescer nos vales. A temperatura vai ficando mais amena e os dias mais longos, com mais horas de sol.

Eventos

Em março, o cantão Ticino comemora a primavera com o Festival Camellia – e de abril a junho, tulipas, íris e até mesmo narcisus estão em flor ao redor do Lago de Genebra. Em maio, flores coloridas decoram janelas na cidade de Berna.

O Ascona Music Festival acontece entre Maio e Junho.

Verão (Junho a Setembro)


Quando começa o verão na Suíça?

Em 2018, o verão no hemisfério norte começa em 21.Junho e vai até 23.Setembro.

Foto: MySwitzerland.com / Local: Ascona

O que fazer na Suíça no verão?

O verão na Suíça significa atividade, aventura, caminhadas em meio a natureza, nadar em rios e lagos!  Particularmente, é uma época excelente para vir a Suíça pois os dias são longos e você pode aproveitar para fazer várias coisas no mesmo dia. Também acontecem diversos festivais de música durante esta época

Além de fazer caminhadas e andar de bicicleta, você pode praticar esportes como windsurf, vela e rafting nos lagos e rios – ou ainda escalada, trekking e pára quedismo nos Alpes.

Os suíços desfrutam do sol quente com churrascos na beira dos lagos e relaxam nos terraços de restaurantes e cafés ao ar livre.

Para quem quer ver neve no verão, basta subir em uma das seguintes montanhas: Monte Titlis ou Top of Europe (Jungfraujoch). Veja aqui o Guia das Montanhas da Suíça

Eventos

Julho: Montreux Jazz Festival e Lugano festival Jazz

Em Agosto acontece o festival de Cinema de Locarno, bem como diversas celebrações para o Dia Nacional Suíço (1.Agosto)

Outono (Setembro a Novembro)


Quando começa o outono na Suíça?

Em 2018, o outono na Suíça começa em 23.Setembro e vai até  21.Dezembro.

Foto: MySwitzerland.com / Local: Morges

O que fazer na Suíça no outono?

O outono, em particular o mês de Outubro, é uma das épocas mais charmosas para visitar a Suíça. A paisagem fica espetacular, com as folhas das árvores completamente amarelas ou avermelhadas – e a cor dourada das vinhas ao longo das encostas da montanha.

Os dias começam a ficar mais curtos e a temperatura começa a cair, mas ainda é possível curtir muita coisa na Suíça principalmente aspectos gastronômicos: nada melhor que degustar das especialidades locais fondue/raclette nas noites mais frias e apreciar um bom vinho suíço. Durante o dia, aproveite para experimentar as castanhas portuguesas (na parte alemã, conhecidas como “Marroni”) a venda em diversas barrquinhas expalhadas pelas cidades. Acontecem ainda alguns festivais de colheita em algumas áreas da Suíça, acompanhadas de degustação de vinhos e queijos. Restaurantes geralmente oferecem menus especiais durante a temporada de caça, de setembro a novembro.

Um dos eventos imperdíveis é o Festival de Outono da Basiléia e a Festa da Cebola de Berna.

Inverno (Dezembro a Fevereiro)


Quando começa o inverno na Suíça?

Em 2018, o inverno na Suíça começa em 21.Dezembro e vai até 20.Março de 2019

Foto: MySwitzerland.com

O que fazer na Suíça no inverno?

O inverno transforma a Suíça em um paraíso branco e prata e é lindo ver as montanhas cobertas de neve. Para quem tem receio de passar frio, vale lembrar que todos os hotéis, restaurantes, lojas e transporte público tem aquecimento interno. E basta se agasalhar adequadamente – leia aqui nossas dicas de como viajar no inverno sem passar frio.

A Suíça atrai muitos amantes do esporte de inverno e caminhantes. Todo mundo gosta de esqui e snowboard nos Alpes suíços, onde se encontram algumas das melhores pistas de esqui alpino do mundo. Depois de desfrutar do excelente esqui e excelente cenário, você pode relaxar na fonte termal de um dos vários spas da Suíça.

Além dos diversos mercados de Natal espalhados pelo país, outros eventos imperdíveis da época são:

Janeiro: Festival Internacional de Balonismo em Château-d’Oex e o Festival Mundial da Neve em Grindelwald

Fevereiro: White Turf em St. Moritz

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *