Rotas panorâmicas de bicicleta na Suíça 

Posted on Posted in Natureza & Montanhas

A Suíça é um país excelente para ciclistas pois oferece inúmeras ciclovias sinalizadas totalizando mais de 12’000 km de vias.

Neste artigo, selecionamos 5 rotas panorâmicas incríveis para conhecer a Suíça de bicicleta e muitas dicas para ciclistas na Suíça.

As rotas são claramente identificadas por marcadores de estrada individuais.  Painéis de informação adicionais são posicionados em junções rodoviárias e estações ferroviárias.

Em geral, as bicicletas podem ser levadas dentro de trens e bondes, sendo necessária apenas uma taxa extra de bagagem. O preço do ticket para levar a bicicleta o dia todo no trem é de CHF 14.

Foto: MySwitzerland.com

Aluguel de bicicletas na Suíça

As bicicletas podem ser alugadas em cerca de 80 estações ferroviárias, bem como 100 albergues juvenis e parques de Camping.

O valor do aluguel varia de CHF 6 ao dia para bicicletas simples de cidade até CHF 50 / CHF 70 por dia para bicicletas melhores para pedalar nos Alpes.

Veja no link a seguir a lista de lugares onde é possível alugar uma bicicleta = http://www.schweizmobil.ch/en/cycling-in-switzerland/services/bicycle-and-e-bike-rental.html

Sinalização das rotas de ciclismo e mountain bike

O website “Switzerland Mobility” é um sistema integrado que oferece informações detalhadas sobre mobilidade. Nesta página, você pode escolher entre ciclismo e mountain-bike e ver as rotas cênicas disponíveis.

A sinalização das rotas Switzerland Mobility é padrão em toda a Suíça, baseando-se nas normas suíças para sinalização do tráfego não motorizado.

As placas amarelas indicam trilhas para caminhadas, sinais brancos para as rotas sem barreiras e placas vermelhas para ciclismo, mountain bike e rotas de patinação. Note que nas placas vermelhas há  números de um dígito, que indicam rotas nacionais, os números de dois dígitos que indicam rotas regionais e os números de três dígitos indicam as rotas locais.

Foto: Schweizmobil.ch

Os painéis quadrados de informação da rota são verdes para caminhantes, azul claro para ciclistas, amarelo para mountain bikers, violeta para patinadores. Essas cores também são usadas por SwitzerlandMobility para ilustrar as várias rotas, e. em mapas, sinais de informação e internet. Assim, linhas azuis claras indicam rotas de ciclismo.

Foto: MySwitzerland.com

E aí, vamos pedalar nos Alpes?

As rotas abaixo são sinalizadas e fazem parte dos trajetos panorâmicos.

Rota 1 – Panorama Bike Tour : Thun – Schwarzsee


Nível de dificuldade: difícil / Extensão: 47 km       

A partir da linda cidade de Thun, beirando o lago de mesmo nome,a rota dirige-se acima para a passagem de Gurnigel nos montes alpinos da região de Gantrisch. Panorâmicas trilhas para os Alpes de Fribourg e Lago Schwarzsee.

Rota 2 – Panorama Bike Tour : Berna – Lucerna


Nível de dificuldade: difícil / Extensão: 140 km       

Entre Berna e Lucerna encontra-se a encantadora paisagem do vale de Emmental. O ponto alto é Napf com vistas panorâmicas inesquecíveis.

Rota 3 – Alpine Bike Tour : Grindelwald – Interlaken


Nível de dificuldade: médio / Extensão: 43 km 

Destaque para a descida para Lauterbrunnen na companhia das montanhas Eiger, Mönch & Jungfrau – simplesmente deslumbrante.

Rota 4 – Mürren Bike Tour : Lauterbrunnen


Nível de dificuldade: médio / Extensão: 27 km 

Uma excursão única  acima do vale de Lauterbrunnen (em formato de “U”) com paredes íngremes da rocha e muitas cachoeiras. E, naturalmente, com vista sempre presente do trio de montanhas Eiger, Mönch & Jungfrau.

Rota 5 – Bike Tour : Lucerna – Rigi 


Nível de dificuldade: médio / Extensão: 40 km 

Começando em Lucerna, este percurso passa pela Riviera da Suíça Central (cidades de Weggis, Vitznau, Gersau e Brunnen), que também é conhecida como a Rota Romântica da Suíça. Linda vista do lago Lucerna (em alemão,  Vierwaldstättersee) e da montanha Rigi.

Mais rotas de Mountainbike na Suíça: http://www.mountainbikeland.ch/en/mountainbiking-in-switzerland.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *