Suba e desacelere em Gstaad

Posted on Posted in Cidades & Entretenimento, Natureza & Montanhas

Com um dos melhores slogans turísticos que já vimos, Gstaad nos chamou atenção logo que mudamos para a Suíça em 2010. O slogan em questão é “Come up, slow down” e em português significa algo como “Suba e desacelere”, fazendo uma belíssima combinação das palavras up/down e associação a altitude entre 1’000m e 1’400m em que se situa Gstaad.

Finalmente, em Dezembro/2017 tivemos a chance de conhecer pessoalmente e comprovar que o lugar se mantém mesmo fiel ao seu slogan!

Bom, e o que sabíamos sobre Gstaad antes da viagem? Que era um renomado resort de inverno e bem-estar com linda paisagem natural.

Mas durante nossa viagem descobrimos que Gstaad oferece muito mais que isso. Nos deparamos com um lugar, talvez um dos poucos no mundo, onde é possível desconectar-se completamente, e de fato curtir as coisas boas (e simples) da vida. Não é um lugar pacato, mas sim um lugar que proporciona um estilo tranquilo de viver. E a paisagem ajuda a reduzir o stress: a topografia da região é composta por cinco vales, localizados entre 1’000 e 3’000 metros acima do nível do mar, incluindo riachos, lagos de montanha, florestas e colinas verdes, com um espetacular cenário alpino ao fundo.

Nos últimos anos, o centro de Gstaad desenvolveu-se bastante. Sua rua principal é livre de carros, conferindo charme especial, além de ser a menor rua de compras da Suíça. Ali encontramos diversas opções de bem-estar e relaxamento, natureza exuberante, arquitetura charmosa, hotéis de excelência, restaurantes gourmet, moradias de luxo e o aeroporto Saanen localizado nas imediações, fazem de  Gstaad, um destino popular de celebridades internacionais.

Gstaad promenade – Copyright of “Gstaad Saanenland Tourismus”

Onde fica e como chegar em Gstaad?

Gstaad fica no Oberland bernês e é fácil chegar tanto de carro quanto de transporte público, graças a ferrovia que liga Montreux a Gstaad – a Montreux Oberland Bernois Railway, abreviada como MOB.

Fonte: Google Maps

A região de férias de Gstaad-Saanenland também contempla os resorts de Saanen, Rougemont, Schönried, Zweisimmen, Gsteig e Lauenen. A geografia da região é simplesmente maravilhosa e oferece, como um todo, paisagem diversificada incluindo a  reserva natural próxima ao Lago Lauenen, com suas cachoeiras e pantanais elevados, as ruazinhas do centro histórico de Saanen, a localização estratégica dos vilarejos de Schönried e Saanenmöser que é perfeita para quem curte esportes de inverno e muito mais.

Para se locomover na região, além da via férrea Montreux-Oberland (MOB), existem ônibus ligando Gstaad a outras estações de base em Saanenmöser, Schönried, Zweisimmen, Gsteig, Reusch, Lauenen, Rougemont, Col-du-Pillon e Château-d’Oex.

 Você sabia? Em nenhum outro lugar do mundo encontra-se a mesma quantidade de habitantes e de vacas! Isso mesmo, Gstaad possui cerca de 7’600 moradores e 7’600 vacas 😉

Copyright of “Gstaad Saanenland Tourismus”

Onde se hospedar em Gstaad?

Nossa recomendação são os seguintes hotéis: Huus Hotel Gstaad (desing hotel) e o Golfhotel Les Hauts de Gstaad. Clique no nome para ler nossa resenha completa sobre cada um deles.

Para quem procura autenticidade alpina, existem diversas opções de alojamentos tradicionais em operação.

Gastronomia

Gstaad também é um paraíso para quem não dispensa boa gastronomia. São mais de 100 restaurantes variando desde mais tradicionais aos melhores estabelecimentos gourmet

Veja aqui a lista de restauramtes: http://www.gstaad.ch/en/gstaad/restaurants/restaurants.html

O renomado guia gastronômico Gault & Millau nomeou 18 restaurantes em Gstaad, somando 270 pontos Gault & Millau em 235 quilômetros quadrados. A classificação de restaurantes varia em escala de 1 a 20, sendo que 20 é a maior nota. Os pontos são premiados com base na qualidade dos alimentos, com comentários sobre o serviço, o preço e a atmosfera do restaurante.

Tivemos a chance de apreciar o Restaurant Belle Epoque, do hotel Golfhotel Les Hauts de Gstaad Saanenmöser, que possui 14 pontos e recomendamos!

Para quem aprecia um bom fondue, não deixe de se informar sobre o Fondueland = http://www.gstaad.ch/en/gstaad/portrait/fondueland-gstaad.html

Fondueland – Copyright of “Gstaad Saanenland Tourismus”

Gruta do Queijo: Um verdadeiro monumento ao queijo! Molkerei Gstaad tomou mais de 3.000 queijos – incluindo raridades históricas – e os exibiu maravilhosamente de maneiras impressionantes. Saiba todos os tipos de fatos interessantes sobre o AOP Bernese Hobelkäse e suas origens neste antigo reservatório de água a 25 metros.

Saiba mais: http://www.gstaad.ch/en/gstaad/portrait/alpine-authenticity.html

Käsegrotte  – Copyright of “Gstaad Saanenland Tourismus”

Visita ao Glacier 3000


Endereço: Col du Pillon, Route du Pillon 253, 1865 Les Diablerets / www.glacier3000.ch

Uma das coisas imperdíveis para fazer em Gstaad é subir ao Glacier 3000, uma montanha situada a 3’000m de altitude, claro! Para chegar, basta pegar um ônibus (PostBus) do centro de Gstaad e ir até Col du Pillon, descendo bem em frente a estação de teleférico que sobe a montanha.

Entre as atrações dispoíveis, estão o Peak Walk by Tissot , a primeira passarela suspensa do mundo que abrange duas montanhas, trenó na neve com cachorros, pistas de esqui e esqui cross-country, parque de escalada, caminhadas na geleira e este tobogã abaixo:

Alpine Coaster – Copyright of “Gstaad Saanenland Tourismus”

Você também pode fazer um voo de helicóptero! E degustar um dos restaurantes disponíveis; nós escolhemos o Restaurante Botta e comemos a melhor Batata Rösti..

No Glacier 3000 é possível esquiar também no verão 🙂

O que fazer em Gstaad no inverno?

Esportes de inverno é a primeira opção, claro. Com mais de 220 km de pistas a altitudes de até 3.000 metros acima do nível do mar, o local é perfeito para praticantes de esqui e snowboard.

Copyright of “Gstaad Saanenland Tourismus”

Também há pistas de patinação no gelo, 165km de pistas para esqui nórdico, 200km de trilhas para caminhadas na neve e pistas de tobogã (sledging).

Copyright of “Gstaad Saanenland Tourismus”

Entre as atividades menos comuns, mas muito divertidas estão passeios de trenó puxados a cavalo ou huskies.

Copyright of “Gstaad Saanenland Tourismus”

Ou que tal uma pedalada na neve?

Copyright of “Gstaad Saanenland Tourismus”

E não deixe de relaxar em um dos spas dos hotéis espalhados pela região. Muitos deles oferecem pacotes de bem-estar também para não-hóspedes.

Escolas de esqui = http://www.gstaad.ch/en/winter/winter-sports-schools.html

O que fazer em Gstaad no verão?

Engana-se quem pensa que a região fica “morta” nos meses mais quentes. Pelo contrário, as opções de diversão são ainda melhores.

Copyright of “Gstaad Saanenland Tourismus”

São mais de 300km de trilhas, mountain bike, trekking, parapente, golfe e canoagem no Rio Saanen.

Copyright of “Gstaad Saanenland Tourismus”
Golfclub – Copyright of “Gstaad Saanenland Tourismus”

Adultos e crianças vão adorar a pista de tobogã em Schönried e para finalizar, que tal uma visita ao paraíso natural do Lago Lauenen?

Copyright of “Gstaad Saanenland Tourismus”

Principais Eventos em Gstaad e região

Festival Internacional de Balonismo em Chateux-d’Oex (Janeiro): – mais importante evento de balonismo alpino reúne cerca de 90 balões de ar quente.

FIVB Liga Mundial de Vôlei de Praia (Julho) – Campeonato internacional de vôlei de praia.

Safra Sarasin Swiss Open Gstaad (Julho) – Disputa do Internacional ATP Tennis Tournament, com a presença da elite do tênis.

Saveurs Gstaad (Julho) – Celebração dos sabores autênticos da cozinha e da adega.

Hublot Polo Gold Cup (Agosto) – Evento de polo com equipes internacionais.

GSTAAD ZÜGLETE (Setembro) – O “Züglete” é o que os agricultores chamam de movimento sazonal de gado pelos Alpes. Artisticamente decorados com flores e pendurados com sinos, os animais fazem seu longo caminho de volta para casa. Um evento colorido com muita tradição.

CHEESE MARKET (Setembro) – Mercado de queijo em Saanen com vasta oferta de produtos locais, com música e entretenimento.

GRAND TOUR OF SWITZERLAND

O Grand Tour da Suíça combina os destaques da Suíça em uma rota maravilhosamente panorâmica. O trajeto também passa pos Gstaad e você pode saber mais, clicando aqui.

Copyright of “Gstaad Saanenland Tourismus”

Para saber mais, acesse o site oficial de turismo de Gstaad: www.gstaad.ch/en/

.

.

.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *